Marisa Freitas e Raquel Castelo Branco pertencem ao grupo de Ecotoxicologia, Genómica e Evolução do CIIMAR

Marisa Freitas e Raquel Castelo Branco, ambas investigadoras do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Científica da Universidade do Porto), receberam, respetivamente, os prémios de melhor comunicação oral e melhor poster apresentados durante o  3º Congresso Ibérico de Cianotoxinas, que se realizou de 10 a 12 de julho em Blanes, Espanha.

O prémio de melhor comunicação oral foi atribuído a Marisa Freitas com a comunicação “Effects of microcystin-LR and cylindrospermopsin in lettuce (Lactuca sativa). Threat or opportunity towards food security”. A investigadora é estudante de doutoramento em Ciências e Tecnologias do Ambiente da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e docente na Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Já Raquel Castelo Branco recebeu o prémio de melhor poster com o trabalho “Cyanobacterial diversity in hypersaline microbial mats: a molecular-based evaluation of its toxigenic and bioative potential”. Este estudo foi realizado no âmbito de um projeto de colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e financiado parcialmente pela PETROBRAS-UFRJ através do SCTC (Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos), no âmbito da rede temática: Rede de Sedimentologia e Estratigrafia.

As duas investigadoras realizam os seus trabalhos de investigação no Laboratório de Ecotoxicologia, Genómica e Evolução do CIIMAR, sob a orientação de Vitor Vasconcelos, diretor daquele centro de investigação da U.Porto.