Programa do curso inclui palestras sobre enologia, visitas a quintas, provas de vinhos e visitas guiadas às caves de Vinho do Porto.

Arrancou esta terça-feira a 15ª edição do Summer Course, uma iniciativa do BEST Porto que este ano será inteiramente dedicada à região do Douro, em particular ao universo vínico. Até dia 8 de setembro, 22 jovens estudantes europeus vão ter a oportunidade de conhecer de perto os segredos escondidos por detrás de alguns dos melhores néctares durienses. Estão previstas palestras, workshops e mini-cursos de aprendizagem sobre o processo de produção de vinho, que decorrerão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O papel da tecnologia e a sua influência na produção de vinho, assim como o impacto desta área de negócio na economia mundial vão ser alguns dos temas em destaque durante este Summer Course.

De forma a possibilitar a troca de experiências sobre a parte teórica ligada à produção de vinho, o BEST Porto em parceria com o Instituto do Vinho de Douro e Porto organizou uma visita a uma quinta do Douro, bem como algumas provas de vinhos que vão permitir testar alguns dos conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do curso. Estão ainda previstas visitas às caves de Vinho do Porto.

Do programa cultural e como forma de promoção da região norte de Portugal, estão ainda previstas visitas às cidades de Guimarães e Viana do Castelo.

O que é o BEST Porto?

O BEST – Board of European Students of Technology – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que desde 1989 tem promovido a comunicação, cooperação e oportunidades para estudantes de toda a Europa. É constituído por 95 grupos locais, espalhados por 33 países, com mais de 3300 membros e tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes um desenvolvimento pessoal, cultural e académico diversificado e enriquecedor. O BEST Porto, sedeado na FEUP, é um dos 95 grupos locais e representa a FEUP e a FCUP.