A investigadora Ana Sofia Gomes, antiga estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) atualmente ligada ao Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), foi selecionada para representar a Sociedade Portuguesa de Química no 3rd Young Investigator Workshop, promovido pela Sociedade Europeia de Química (EuChemS).

A decorrer em Helsínquia no próximo mês de maio, este encontro internacional de Química constitui uma oportunidade única para jovens investigadores em início de carreira apresentarem o seu trabalho aos seus pares.

O evento decorre desde 2021 e realiza-se para promover e reconhecer “jovens investigadores identificados pelas sociedades membros da EuChemS como referências nos seus países”.

Sobre Ana Sofia Gomes

Doutorou em Química Sustentável pela FCUP, em dezembro de 2021, Ana Sofia Gomes está a iniciar a sua carreira no Departamento de Química e Bioquímica, como investigadora júnior (5.ª edição do Concurso ao Estímulo de Emprego Científico).

Nos últimos cinco anos, o seu trabalho de investigação tem estado centrado no desenvolvimento de péptidos modificados para o tratamento de feridas crónicas, através de uma abordagem multidisciplinar que combina síntese peptídica em fase sólida, síntese orgânica em solução, química “click” e diversos estudos in vitro.

O elevado potencial dos produtos que está a desenvolver deu já origem a várias publicações científicas originais, a um pedido provisório de patente e ao estabelecimento de parcerias relevantes com outras instituições, quer a nível nacional (Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra), quer internacional (Royal College of Surgeons of Ireland), para realização de estudos in vivo e optimização de formulações para uso tópico.