Catarina Marques, estudante do programa doutoral em Biologia Molecular e Celular (MCBiology), organizado em conjunto pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi recentemente distinguida com o «Prémio Estudante de Graduação», atribuído pela Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular (ASBMB), pelos estudos que vem desenvolvendo sobre os açúcares presentes nas células de cancro gástrico e a influência destes na evolução da doença.

O trabalho, denominado «Exostosin-like 2 Abrogation Promotes Heparan Sulfate Biosynthesis and Switches Cancer Cell Signalling Towards an Invasive Phenotype», e desenvolvido no grupo «Glycobiology in Cancer», do i3S, foi distinguido entre pares com a atribuição deste prémio e selecionado para apresentação oral na Reunião Anual daquela sociedade científica americana.

Neste estudo, Catarina Marques assume como objetivo “compreender os mecanismos de síntese de cadeias de açúcar (glicosaminoglicanos) em células de cancro gástrico e de que modo alterações aberrantes na estrutura destes açúcares influenciam o desenvolvimento e progressão da doença”.

Até agora, adianta, “verificámos que a inibição de duas enzimas envolvidas na síntese destes açucares alteram a glicosilação na superfície das células, modificam diferentes vias de sinalização e aumentam a sua motilidade e capacidade de invasão. Estas características estão associadas a fenótipos celulares mais agressivos e à progressão de cancro”.

Catarina Marques apresentou o seu trabalho durante a Reunião Anual da ASBMB. (Foto: DR)

Para a jovem investigadora, participar neste evento internacional foi “uma experiência desafiante, mas muito enriquecedora. Para além expandir o meu conhecimento na área da biologia e bioquímica, tive a oportunidade de contribuir para a divulgação de conhecimento científico, partilhando e discutindo o trabalho que desenvolvemos com investigadores das mais variadas áreas de investigação”.

Licenciada e mestre em Bioquímica pela FCUP e pelo ICBAS, e a frequentar o primeiro ano do programa doutoral MCBiology, Catarina Marques está a desenvolver o seu trabalho no grupo do i3S «Glycobiology in Cancer» sob orientação da investigadora Ana Magalhães (i3S) e co-orientação dos investigadores Romain Vivés (IBS, Grenoble) e Celso Reis (i3S).