Luís Crisóstomo, estudante de doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e investigador da Unidade Multidisciplinar de Investigação em Biomedicina (UMIB), foi galardoado com o prémio “Poster of the Day”, atribuído pela revista científica FEBS Letters, no decorrer do 45.º Congresso da FEBS – Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias.

Naquele que é o maior congresso de Bioquímica do continente Europeu, o poster da autoria de Luís Crisóstomo, intitulado Ancestral paternal exposure to high-fat diets causes testicular metabolic and functional disturbances in mice up to two generations , destacou-se entre mais de uma centena de posters apresentados no seu dia, distribuído por nove especialidades.

Focado no domínio da infertilidade masculina, o trabalho agora premiado – e que ainda se encontra em curso – visa descrever o impacto transgeracional da adoção de dietas ricas em gordura na saúde metabólica e parâmetros espermáticos até duas gerações. Para tal os investigadores recorreram a um modelo animal. Verificámos anomalias no metabolismo testicular dos ratinhos cujo pai ou o avô tinha sido alimentado com dieta rica em gordura, mesmo que temporariamente, e que essas anomalias estavam associadas a pior qualidade espermática”, explica,.

Segundo os autores deste trabalho, “os resultados demonstram como um estilo de vida pouco saudável pode ter impacto na saúde reprodutiva dos descendentes, reforçando a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e os riscos invisíveis da obesidade infantil”.

“Nós estávamos seguros do valor do nosso trabalho, até por ter sido selecionado para o pré-congresso, mas dada a dimensão do congresso uma distinção destas é sempre uma surpresa e uma prova irrefutável do impacto da investigação que realizamos” salienta Luís Crisóstomo.

Este projeto decorre na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), integrante do ICBAS, sob orientação de Marco Alves, Investigador Auxiliar do ICBAS-UMIB, e com a coorientação de Pedro Fontes Oliveira, Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e de João Filipe Raposo, professor associado da Universidade NOVA de Lisboa e Presidente da APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. No entanto, o trabalho resulta de uma colaboração entre instituições nacionais e ainda internacionais, em particular na Croácia e Reino Unido.

Sobre Luís Crisóstomo

Licenciado e mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior, Luís Crisóstomo ingressou em 2017 no programa de doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS. Para além da sua ligação à UMIB, é também investigador no grupo de investigação em Genética Reprodutiva & Desenvolvimento Embrio-fetal do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto e no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).

Esta não é, de resto, a primeira vez que Luís Crisóstomo vê reconhecida a qualidade do seu trabalho científico, traduzida em vários artigos publicados em revistas especializadas e na conquista de diversos prémios . Em 2018, conquistou o prémio de Melhor Poster em Investigação Básica, atribuído no âmbito do 14º Congresso Português de Diabetes. Um ano depois, foi distinguido com uma bolsa EFSD Albert Renold, atribuída pela Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes (EFSD).

Já em 2020, o jovem investigador foi um dos autores de um estudo pioneiro, publicado no American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, no qual se sugere que uma alimentação com elevado teor de gordura na infância e adolescência poderá ter implicações irreversíveis na qualidade do esperma de um homem adulto, podendo estar associada a problemas de infertilidade masculina.

O 45º Congresso da FEBS deveria ter decorrido em 2020, em Ljubljana (Eslovénia), mas devido à pandemia foi adiado para 3 a 8 de lulho de 2021, em formato digital. Se a evolução da pandemia assim o permitir, a próxima edição terá lugar em Lisboa e congregará as restantes sociedades Bioquímicas continentais no maior evento de Bioquímica do mundo.