Um artigo científico da autoria de Giulia Manfredi e Luís Midão, antiga estudante de mobilidade da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e estudante do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), respetivamente, foi considerado uma das três melhores publicações de 2019 da revista Geriatrics and Gerontology International, publicada pela Sociedade Japonesa de Geriatria.

Publicado originalmente em maio de 2019, com o título Prevalence of frailty status among the European elderly population: Findings from the Survey of Health, Aging and Retirement in Europe, o artigo em causa descreve a prevalência do estado de fragilidade na população com mais de 50 anos a nível europeu, com base nos dados do Inquérito à Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa (Projecto SHARE).

O estudo permitiu concluir que mais de 50% da população europeia, com idade superior a 50 anos, está numa condição pré-frágil e/ou frágil, e que o desenvolvimento de intervenções que visem reduzir, adiar e mitigar a progressão da fragilidade, é uma prioridade europeia.

O trabalho agora premiado começou a ser desenvolvido no ano letivo 2017/2018, durante o período de mobilidade realizado por Giulia Manfredi na FFUP, onde chegou proveniente do Departamento de Tecnologia e Ciência Farmacêutica, da Universidade de Turim (Itália). Já Luís Midão está a desenvolver a sua tese de doutoramento no âmbito do Laboratório de Bioquímica da FFUP/ UCIBIO REQUIMTE e do Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável (Porto4Ageing) da U.Porto.

Para além dos dois jovens investigadores, o artigo contou ainda com a colaboração e supervisão de Constança Paul e Elísio Costa, professores e investigadores do ICBAS e da FFUP, respetivamente.

Sobre a Sociedade Japonesa de Geriatria

Fundada em novembro de 1959, a Sociedade Japonesa de Geriatria (JGS) desenvolve um importante trabalho em prol do desenvolvimento da medicina geriátrica a nível internacional. A sua atividade inclui a colaboração e coordenação de conferências académicas, a divulgação de informação científica e a promoção trabalhos de investigação no campo da medicina geriátrica.

A revista Geriatrics and Gerontology International é a publicação oficial da JGS.