José Varejão promete focar o novo mandato “nas atividades nucleares do ensino e da investigação e nos processos fundamentais de acreditação internacional e internacionalização”. (Foto: DR)

José Manuel Janeira Varejão, Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi eleito esta sexta-feira, pelo Conselho de Representantes da FEP, para um novo mandato de quatro anos (2019-2022) como Diretor da Faculdade.

O plano de ação a que se propõe para o próximo quadriénio assume a continuidade com o trabalho desenvolvido, focando-se no desenvolvimento da faculdade, o que, em linhas gerais, se centra em quatro grandes objetivos: qualidade em todos os domínios da atividade da Escola; impacto educativo, intelectual e social; reconhecimento nacional e internacional da FEP nacional; e sustentabilidade.

“Sendo um plano que pretende concluir (e dar sentido) ao trabalho anterior, o foco estará agora nas atividades nucleares do ensino e da investigação e nos processos fundamentais de acreditação internacional e internacionalização”, destaca o Diretor da FEP no seu programa de ação.

Aos 56 anos, José Varejão renova assim a liderança da escola onde cumpriu todo o seu percurso académico e à qual está ligado há mais de três décadas. Licenciado (1985), mestre (1994) e doutorado (2001) em Economia, iniciou a carreira de docente na FEP em 1986, sendo professor associado da instituição desde 2007.

Com especialização nas questões ligadas à Economia do Trabalho  (labour economics), é autor de vários artigos, capítulos de livros e outros trabalhos científicos publicados a nível nacional e internacional. Entre 2010 e 2013, foi Diretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP).

A cerimónia de tomada de posse terá lugar em data a anunciar.