O empresário José Roquette, Fundador da Herdade do Esporão e antigo estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é o vencedor do Prémio Carreira FEP 2023, entregue esta sexta-feira, dia 2 de junho, durante a Sessão Solene do Dia da Faculdade 2023.

Este prémio distingue anualmente um/a antigo/a estudante da FEP que se tenha destacado pela sua carreira e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

José Holtreman Roquette nasceu em Lisboa a 22 de setembro de 1936. Entrou na FEP em 1953, ano em que a Faculdade foi criada, de onde saiu licenciado em Economia, em 1958.

Nesse mesmo ano iniciou a sua vida profissional no Banco Espírito Santo, chegando, em 1968, à comissão executiva. Mais tarde seria fundador e acionista do grupo Espírito Santo, ligação que existiu até final dos anos 80.

Em 1973, José Roquette fundou com Joaquim Bandeira a Finagra, sociedade que adquire a Herdade do Esporão com a missão de produção de vinhos de alta qualidade no Alentejo. Em 1985, nasce a marca “Esporão” com a sua primeira colheita. Nessa altura, foi tomada a decisão de construir uma adega e caves adequadas a um plano de crescimento ambicioso, visando critérios ambientais inovadores, nomeadamente impacto na paisagem, redução da poluição e do ruído, poupança de água e energia e um espaço operacional seguro para todos os trabalhadores.

Esta primeira versão do que veio a ser uma estratégia de crescimento orientada para a sustentabilidade foi determinante para afirmar o Esporão como uma marca inovadora. Em 1992, José Roquette tornou-se o único acionista e contratou um novo CEO para o ajudar a realizar sua visão.

Em paralelo, desenvolveu uma carreira ligada ao mundo desportivo, com destaque para a Presidência da Federação Portuguesa de Golfe (1981-85) e do Sporting Clube de Portugal (1996-2000).

José Roquette foi condecorado em 2006 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Sobre o Prémio Carreira FEP

Lançado pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP distinguiu anteriormente Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a titulo póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca, Alberto Teixeira, José Pinheiro Pinto, Carlos da Silva Costa e Fernando Gomes.

O júri deste ano foi composto pelo Diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pela Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Catarina Roseira, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por antigos estudantes da Faculdade: Ana Cristina Reis, Elisa Perez Babo, Fernando Freire de Sousa, Jose Luis Alvim Marinho e Maria Conceição Vaz Sousa.