Natural de Conde, em Guimarães, José Matos admite que o de a facto de a Universidade do Porto “ser relativamente perto de casa” teve impacto na escolha da universidade onde iria prosseguir os estudos. No entanto, a principal fonte de motivação na decisão de se inscrever na licenciatura em Engenharia Química foi “o bom nome” da Faculdade de Engenharia da U.Porto, a mesma que frequenta desde o ano letivo 2020/2021.

De um primeiro ano marcado pelas aulas em regime misto, o estudante de 19 anos destaca “o ambiente universitário em si”. Com uma média de 19,37 valores no ano inaugural da licenciatura, José Matos foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. O estudante considera a distinção “gratificante”, uma vez que significar “ver o esforço ser reconhecido”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Principalmente, o bom nome que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tem não só em Portugal, como internacionalmente. O facto de ser relativamente perto de casa também ajudou na escolha.

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O ambiente universitário em si, apesar de no primeiro ano ter sido em modo misto.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostaria de ver melhorado o SIGARRA. O site é confuso e um bocadinho “outdated”.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio incentivo é importante, porque, para além da recompensa monetária que, por si só é fantástica, é gratificante ver o esforço ser reconhecido.

– Quais são os teus planos para o futuro?

O futuro é bastante incerto, mas gostaria de ter oportunidade de estudar lá fora, seria uma mais-valia.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Excelência.