A História da Farmácia, o seu percurso evolutivo e a relação direta com a História do Medicamento. Foram estes os temas da Última Aula proferida por José Manuel Sousa Lobo, enquanto docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Realizada no passado dia 6 de outubro, no Salão Nobre da FFUP/ICBAS, a cerimónia de jubilação do professor catedrático da FFUP  pretendeu celebrar o culminar de uma carreira profissional dedicada à Farmácia, à Universidade e à Tecnologia Farmacêutica.

Nascido em Lourenço Marques, Moçambique, José Manuel Correia Neves de Sousa Lobo (1951) ingressou na Faculdade de Farmácia da U.Porto em 1968, obtendo a licenciatura em 1971. Dois anos depois, em 1973, inicia a carreira docente como Assistente Eventual. Doutorado em Farmácia (especialidade de Tecnologia Farmacêutica) em 1989, prestou provas de Agregação em 1995. Era, desde julho de 1997, Professor Catedrático da FFUP.

Membro ativo da comunidade académica de Farmácia, exerceu por três vezes funções como Diretor da faculdade, tendo integrado todos os Órgãos de Gestão. Ex-diretor do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado em Tecnologia Farmacêutica, é o atual Diretor do Departamento de Ciências do Medicamento e responsável do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica.

José Manuel Sousa Lobo culminou um percurso de 48 anos de docência na FFUP, faculdade onde exerceu o cargo de Diretor em três ocasiões. (Foto: FFUP)

A carreira de José Manuel Sousa Lobo passou também pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, onde foi docente da Unidade Curricular de Tecnologia Farmacêutica, integrada no Curso de Licenciatura em Farmácia e Controlo de Qualidade de Medicamentos . O regresso à Maputo da sua infância fez-se assim passados 28 anos, naquela que considerou uma das experiências mais gratificantes da sua vida.

A cerimónia de jubilação do antigo diretor da FFUP ficou também marcada por vários testemunhos de colegas e antigos estudantes do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica e do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, bem como de uma breve panorâmica sobre o percurso da FFUP.

A Cerimónia de Jubilação de José Sousa Lobo decorreu no dia 6 de outubro, no Salão Nobre da FFUP/ICBAS. (Foto: FFUP)

A cerimónia pode ser visualizada na íntegra a partir do canal YouTube FFUP.