“A universidade para além de si própria e outras lições aprendidas” é o mote da Última Aula que José Manuel Mendonça vai proferir a 4 de janeiro, às 17h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), assinalando desta forma a jubilação do Professor Catedrático do departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP.

“O título da Última Aula deixa antever a minha motivação e estado de espírito ao prepará-la. Vou procurar partilhar as memórias de aprendizagem mais marcantes da minha vida, que ajudaram a fazer quem eu sou, e deixar algumas reflexões sobre o papel da universidade e da ciência no enfrentar dos enormes desafios com que o país e a sociedade se confrontam”, avança o docente.

Sobre José Manuel Mendonça

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado em Engenharia Eletrotécnica no Imperial College of Science and Technology (Reino Unido), José Manuel Mendonça é Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). É ainda Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal e Presidente do Painel de Avaliação Independente do Programa Eureka Eurostars.

É atualmente Fellow do IC2 Institute da Universidade do Texas em Austin e membro do High-Level Group da Plataforma Tecnológica Europeia Manufuture.

Em 2021, foi nomeado representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Fórum Europeu para a Transição Digital, bem como representante de Portugal no ERA Forum for Transition.