José Luís Costa Lima, Professor Jubilado e antigo diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), e Professor Emérito da U.Porto, foi recentemente distinguido com a edição 2020 do Prémio de Mérito da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica (SPE), um galardão destinado a cientistas que se tenham notabilizado pelo seu forte contributo para o desenvolvimento da Eletroquímica em Portugal.

Natural do Porto, cidade onde nasceu a 5 de dezembro de 1945, José Luís Costa Lima licenciou-se em Química (1970) e doutorou-se em Química Analítica (1985) pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Em 1986, ingressa como Professor Auxiliar na Faculdade de Farmácia com o objetivo de criar um grupo dedicado à Química Analítica e Aplicada, com investigação compatível com os objetivos do ensino da Química em Ciências Farmacêuticas.

A “Escola de Química Analítica”

Enquanto professor da FFUP, José Luís Costa Lima está ligado à criação de uma verdadeira escola de Química Analítica, consubstanciada na formação de mais de 60 estudantes de doutoramento, a quem apelidava carinhosamente de “filhos científicos”.

Em paralelo, destacou-se pela qualidade da produção científica desenvolvida à frente do Laboratório de Química Aplicada da FFUP, traduzida em mais de 500 publicações científicas em revistas portuguesas e estrangeiras e mais de 3000 comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Centrados nos domínios da Química Analítica, mas também da Química Ambiental, da Química Alimentar, da Bioquímica e da Electroquímica, os seus trabalhos de maior impacto na comunidade científica versam sobre a automatização de análises químicas, bioquímicas e eletroquímicas. José Costa Lima foi responsável, por exemplo, pela criação de novos conceitos e técnicas nesta área através da introdução de elementos de comutação múltipla em redes de fluxo, por multi-comutação e por multi-impulsão.

A ligação de José Costa Lima à Faculdade de Farmácia fica ainda marcada pelos nove anos em que liderou os destinos da faculdade (de 1998 a 2000 e de 2010 a 2015). Enquanto diretor da FFUP, foi responsável, por exemplo, pelo encerramento do processo que conduziu à abertura, em 2012, do novo complexo partilhado pela Faculdade de Farmácia e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), nas traseiras do antigo edifício da Reitoria da U.Porto, na Rua D. Manuel II.

Membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Electroquímica (2000-2003) e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (2001-2003 e 2005).

Entre as inúmeras distinções e homenagens que foi somando ao longo de uma carreira ímpar, incluem-se os prémios da Japanese Association for Flow Injection Analysis (FIA), da Associação Nacional de Químicos de Espanha , ou o Prémio Estímulo à Excelência da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Em 2012, recebeu o Prémio Ferreira da Silva – o mais destacado prémio de Química em Portugal – atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), organismo a que esteve ligado enquanto presidente da Divisão de Química Analítica e da Delegação do Porto.

José Luís Costa Lima deu a sua Última Aula no dia 4 de dezembro de 2015, num evento que assinalou a sua jubilação como docente da FFUP. Em 2017, foi nomeado Professor Emérito da Universidade do Porto.

José Luís Costa Lima é Professor Emérito da U.Porto desde 2017. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A cerimónia de entrega do Prémio de Mérito da SPE a José Costa Lima (ver vídeo abaixo) decorreu durante a XXIV Reunião da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica, que teve lugar entre os dias 20 e 22 de outubro, no Instituto Politécnico de Tomar.

O elogio público ao homenageado coube a Victor Lobo, Professor Jubilado e Emérito da Universidade de Coimbra.