José Costa Lima

Em 2012, Costa Lima foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Química com o Prémio Ferreira da Silva, também ele químico e antigo professor da FFUP.

José Luís Costa Lima, Professor Catedrático e ex-diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), vai dar no próximo dia 4 de dezembro a Última Aula na FFUP, evento que assinala de forma simbólica a Jubilação daquele que é um dos mais reconhecidos químicos portugueses da sua geração.

Natural do Porto, onde nasceu a 5 de dezembro de 1945, José Costa Lima é licenciado em Química (1970) e doutorado em Química Analítica (1985) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Em 1986 ingressou como Professor Auxiliar na Faculdade de Farmácia com o objetivo de criar um grupo dedicado à Química Analítica e Aplicada, com investigação compatível com os objetivos do ensino da Química em Ciências Farmacêuticas.

Enquanto professor – catedrático desde 1996 – da FFUP, está ligado à criação de uma verdadeira escola de Química Analítica, consubstanciada na formação, ao longo dos últimos 25 anos, de mais de 40 doutores, a quem gosta de apelidar de “filhos científicos”. A marca que deixa nos seus estudantes, a nível graduado e pós-graduado, está ligada aos valores que personifica e incute: gosto pela ciência, trabalho abnegado, dedicação inexcedível, grande humanidade e amizade.

Em paralelo com a docência, José Costa Lima destacou-se pela qualidade da produção científica desenvolvida à frente do Laboratório de Química Aplicada da FFUP e traduzida em mais de 430 artigos publicados em revistas científicas e mais de 1500 comunicações em congressos. Centrados nos domínios da Química Analítica, mas também da Química Ambiental, da Química Alimentar, da Bioquímica e da Electroquímica, os seus trabalhos de maior impacto na comunidade científica versam sobre a automatização de análises químicas, bioquímicas e eletroquímicas, sendo responsável pela criação de novos conceitos e técnicas nesta área através da introdução de elementos de comutação múltipla em redes de fluxo, por multi-comutação e por multi-impulsão.

A ligação de José Costa Lima à Faculdade de Farmácia fica ainda marcada pelos nove anos em que liderou os destinos da faculdade (de 1998 a 2000 e de 2010 a 2015). Enquanto diretor da FFUP, foi responsável, por exemplo, pelo encerramento do processo que conduziu à abertura, em 2012, do novo complexo partilhado pela Faculdade de Farmácia e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), nas traseiras do antigo edifício da Reitoria da U.Porto, na Rua D. Manuel II.

Membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, foi agraciado com prémios da Japanese Association for Flow Injection Analysis (FIA), da Associação Nacional de Químicos de Espanha e com o Prémio Estímulo à Excelência da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Em 2012, recebeu o Prémio Ferreira da Silva – o mais destacado prémio de Química em Portugal – atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), organismo a que esteve ligado enquanto presidente da Divisão de Química Analítica e da Delegação do Porto. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Electroquímica (2000-2003) e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (2001-2003 e 2005).

A Jubilação de José Costa Lima não representa, contudo, o final da ligação ao ensino e à investigação, mas antes “mais uma etapa” num percurso que conta mais de 40 anos dentro da Universidade. Para além de prosseguir a atividade científica – que considera tão “apelativa e recompensadora” – no Centro de Química da Universidade do Porto, integrado na rede REQUIMTE, Laboratório Associado para a Química Verde, Costa Lima continuará a dar aulas em cursos de pós-graduação da FFUP, motivado pelo “entusiasmo” que lhe continua a despertar a  relação com os estudantes.

A Última Aula de José Luís Costa Lima tem início às 15h30, no Salão Nobre do complexo ICBAS/FFUP, e será antecedida por uma homenagem dos estudantes e de várias personalidades ligadas à faculdade e à Universidade (ver programa). A entrada é livre.