São mais de 45 os anos dedicados ao ensino da Engenharia de Materiais (foto: D.R.)

José Inácio Martins, Professor Associado do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai proferir a sua última aula no próximo dia 21 de setembro, às 11h00, na Sala B032, numa cerimónia que assinala o momento de jubilação da sua carreira enquanto docente.

Material Humano” é o título da última aula de José Inácio Martins, que vai abordar um ‘material evolutivo’ bem diferente (mas muito mais importante) daqueles habitualmente lecionados na disciplina de ‘Ciência e Engenharia dos Materiais’ – da qual foi responsável e regente – materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Será feita uma abordagem à formação, composição, características e enquadramento no Universo daquele ‘material’, apresentada numa sequência lógica de acontecimentos e face à sua envolvente – a Sociedade. O docente da FEUP terminará a aula com uma avaliação sob o ponto de vista doutrinário e baseado em factos reais de uma outra questão fulcral: o Destino desse mesmo material.

Com 47 anos dedicados à docência e ao serviço público, José Inácio Martins centrou a sua atividade de investigação nas áreas da corrosão e materiais, galvanoplastia, hidrometalurgia, processos de separação por flutuação, polímeros semicondutores orgânicos, baterias de papel e de nanofibras de poliacetato revestidas com filmes metálicos ultrafinos, células de combustível e caracterização de produtos de corrosão em artefactos metálicos.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.