José Eduardo Guimarães é professor catedrático da FMUP desde 2008. (Foto: DR)

No próximo dia 26 de marçoJosé Eduardo Guimarães dá a sua “Última Lição” como professor da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP). Intitulada “Dois Paradoxos, Três Paradigmas e Uma Parábola”, a sessão tem início às 12h30, na Aula Magna da FMUP.

Natural de Matosinhos, José Eduardo Guimarães é licenciado (1974), doutor (1988) e agregado (1994) em Medicina pela FMUP. Na mesma instituição, obteve os graus de professor auxiliar (1988), professor associado (1996) e professor catedrático (2008), e exerceu funções administrativas, nomeadamente como Presidente da Assembleia de Representantes (atual Conselho de Representantes). Em 2002, foi convidado para actuar como Visiting Professor da Thomas Jefferson University, tendo-lhe sido conferida a categoria de Adjunct Professor do Departamento de Medicina (Divisão de Hematologia).

No ramo hospitalar, realizou o Internato Geral e da Especialidade no Hospital São João, onde exerceu também vários cargos administrativos, nomeadamente os de Diretor Clínico (2003-2004), Presidente do Conselho de Administração (2005-2007), Chefe de Serviço de Hematologia Clínica (desde 1997) e Diretor de Serviço (desde 2004). Integra ainda, desde 1983,  o quadro de especialistas do Serviço de Hematologia do Hospital São João.

José Eduardo Guimarães trabalhou igualmente como consultor do IPO do Porto, onde integrou a equipa que realizou o primeiro transplante de medula no Norte do país (1989).  Foi também líder do grupo de Hematopoiese e Hematologia Oncológica do IPATIMUP entre 1988 e 2003. Trabalhou no Royal Free Hospital and School of Medicine (1981-1985) e no Jefferson Cancer Center da Thomas Jefferson University (1992). É diretor do Programa de Transplantação de Células Estaminais Hematopoiéticas desde 2001 e Académico Titular da Academia Portuguesa de Medicina.

Premiado com vários prémios e distinções, foi o investigador principal de vários projetos e ensaios clínicos assim como orientador e coorientador de estudantes de doutoramento e mestrado. Tem uma colaboração ativa em programas doutorais e mestrados. Autor (ou coautor) de mais de 140 publicações, livros e capítulos de livros e de inúmeras comunicações, posters e moderações de sessões ou de mesas-redondas, participa como membro em várias sociedades científicas e associações médicas nacionais e internacionais, tendo sido membro fundador da EHA (EuropeanHematologyAssociation) e da IACL (InternationalAcademy for ClinicalHaematology) e presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia de 2011 a 2017.

Além da sua carreira dedicada à medicina, publicou dois livros de poesia (“Antes e Depois do Cais de Seixas” e “Nos Interstícios da Alma e Canções de Desamor”), com o pseudónimo de Martim Afonso de Redondo, estando outros dois para sair brevemente.

A entrada na “Última lição” de José Eduardo Guimarães é livre.