Inspiração. Para José Carneiro, não há palavra que defina melhor a Universidade do Porto. E foi à procura dela que ingressou, no ano letivo passado, no Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP), motivado pela qualidade e prestígio da instituição, mas também pela “proximidade a casa”, em Paços de Ferreira.

Desafiado a fazer o “best of” do seu percurso na U.Porto, o estudante de 19 anos destaca “a maior independência e autonomia” que conquistou, assim como “o desafio de aprender novas áreas do conhecimento”. Desafio que superou com distinção. Com uma média final de 17,2 valores no 1.º ano do curso, José Carneiro será um dos 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021.

Um galardão que, para o futuro médico, traduz” o reconhecimento do meu esforço e da minha dedicação”, mas que resulta sobretudo “do apoio da minha família e dos meus amigos, que estiveram sempre lá, mesmo nos maus momentos”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

No momento de escolher, a qualidade e o prestígio da Universidade do Porto tornaram a decisão óbvia. Além disso, a proximidade a casa foi outro fator influenciador.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O desafio de aprender novas áreas do conhecimento, assim como a maior independência e autonomia relevaram-se extremamente enriquecedores.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Numa altura em que os cursos são cada vez mais voltados para áreas especializadas do conhecimento, as unidades optativas realizadas noutras faculdades, poderiam possibilitar uma maior compreensão de temas diferentes, mas complementares. Tal poderia contribuir no futuro para uma melhor comunicação entre profissionais de equipas multidisciplinares.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Representa o reconhecimento do meu esforço e da minha dedicação. Mas sobretudo resulta do apoio da minha família e dos meus amigos, que estiveram sempre lá, mesmo nos maus momentos. Uma palavra também para os professores que sempre se mostraram disponíveis para ajudar.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Provavelmente na prática clínica. Contudo, existem muitas alternativas e caminhos que se alteram com a vida e a experiência. De maneira que pretendo continuar a empenhar-me na realização do meu curso de modo a manter as opções em aberto.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Inspiração.