josé agostinho marques

Agostinho Marques foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde, pela prestação de serviços relevantes à Saúde Pública.

“Como Será a Medicina no Meu Tempo?” é o título escolhido por José Agostinho Marques para a sua Última Lição como professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e que terá lugar no próximo dia 1 de julho, às 11h00, na Aula Magna da FMUP.

Natural de Eira Vedra (Vieira do Minho), Agostinho Marques conta com mais de 45 anos dedicados à medicina e ao ensino na FMUP, instituição onde se formou, primeiro como licenciado (1973) e mais tarde como doutorado (1987). A opção pela Pneumologia surgiu “um pouco fruto do acaso”, e foi também na Faculdade de Medicina que deu início ao seu percurso académico, onde é, desde 1996, Professor Catedrático.

Ao longo da carreira foi somando distinções pela sua contribuição científica, sendo de destacar a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, atribuída em 2014 pelo Ministério da Saúde, pela prestação de serviços relevantes à Saúde Pública. Tem contribuído de forma permanente para várias sociedades e associações científicas, como a Sociedade Portuguesa do Pulmão, da qual é presidente do Conselho Geral.

Exerceu também diferentes cargos de chefia, quer na faculdade, quer no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Na FMUP, foi diretor da instituição durante dois mandatos (2007-2014), numa passagem que ficou marcada pela adjudicação do edifício do Centro de Investigação Médica (CIM), após longos anos de espera. Atualmente, dirige os serviços de Pneumologia da FMUP (desde 1990) e do CHUSJ (desde 1993).

Para além das suas atividades clínicas, pedagógicas e científicas, são-lhe reconhecidas competências de comunicação, que fizeram dele uma figura tantas vezes requisitada pelos órgãos de comunicação nacionais e, consequentemente, reconhecida pela população.

A prática (exigente) da medicina conjugou-a sempre com uma outra grande paixão: a agricultura na casa que mantém em Vieira do Minho, e que lhe permite viver uma vida em perfeito equilíbrio. “Nunca me senti cansado”, conta-nos.

A última aula será antecedida por uma intervenção de Robalo Cordeiro, pneumologista e secretário geral da European Respiratory Society.