A criação do Grupo de Intervenção Psicológica tem por propósito aumentar e enriquecer os serviços de apoio ao estudante prestados na U.Porto.

Com o objetivo de reforçar os serviços prestados, os gabinetes de apoio ao estudante das diferentes faculdades da Universidade do Porto decidiram unir esforços e concertar atividades através da criação do Grupo de Intervenção Psicológica da U.Porto (GIP.UP).

A nova estrutura reúne os profissionais de várias unidades orgânicas responsáveis pela prestação de apoio ao estudante nas suas mais diversas valências, que vão desde a integração e sucesso académico, à inserção profissional, passando pelo apoio médico e psicológico até à integração de estudantes com Necessidades Educativas Especiais.

Entre estes profissionais encontram-se os membros fundadores do Grupo de Intervenção Psicológica da U.Porto: Elizabete Loureiro e Isabel Lourinho, do Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUP, Helena Lopes e Sílvia João, do Gabinete de Orientação e Integração da FEUP, Mariana Diogo Pinto, do Gabinete de Apoio ao Estudante da FPCEUP, Marianela Santos Silva, do Gabinete do Estudante, Empregabilidade e Alumni da FDUP, e Fernanda Mendes, do Núcleo de Saúde do Serviço de Apoio ao Estudante do SASUP.

Ao promover a aproximação e concertação entre os membros e participantes dos diferentes gabinetes de apoio ao estudante da Universidade do Porto, esta nova estrutura pretende ser um facilitador da reflexão e partilha de experiências sobre as práticas de intervenção psicológica na universidade.

Assim, o propósito do recém-criado Grupo de Intervenção Psicológica da U.Porto passa por aumentar a divulgação dos serviços prestados neste âmbito, desenvolvendo iniciativas conjuntas e em parceria destinadas à comunidade académica, com o objetivo de melhorar e enriquecer os serviços de apoio psicológico disponibilizado aos estudantes da Universidade do Porto.

A primeira destas iniciativas conjuntas acontece já no próximo dia 2 de fevereiro, com a realização da primeira Jornada do Grupo de Intervenção Psicológica da Universidade do Porto.

A decorrer durante entre as 9h30 e as 15h30, na Faculdade de Engenharia (FEUP), esta primeira jornada vai reunir profissionais, especialistas e membros da comunidade académica para dois debates intitulados como “Perspetivas e Desafios da Intervenção Psicológica no Ensino Superior” e “A Intervenção Psicológica no Ensino Superior: Depressão e Suicídio nos Estudantes Universitários”.

Do programa completo da sessão faz ainda parte a apresentação formal do GIP.UP e dos vários gabinetes de intervenção psicológica da Universidade do Porto.

A entrada é livre para todos os interessados.