João Pedro Xavier foi, esta terça-feira, reeleito Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). O Conselho de Representantes da FAUP reconduziu o Professor Catedrático de Arquitetura para um segundo mandato de quatro anos (2022-2026) à frente dos destinos daquela faculdade.

Focado na afirmação da FAUP enquanto instituição de referência, aberta e ativa perante a sociedade, o programa de ação de João Pedro Xavier para o novo quadriénio assume a continuidade com o trabalho desenvolvido e propõe doze grandes opções estratégicas para corresponder aos desafios do futuro.

Entre os referenciais para o próximo mandato destacam-se os objetivos de “melhorar as condições de ensino-aprendizagem do Mestrado Integrado em Arquitetura”, diversificar a oferta formativa  – particularmente no desenvolvimento de cursos em parceria com outras unidades orgânicas da U.Porto -, promover o “incremento da atividade de investigação em arquitetura e urbanismo pondo a tónica na inovação, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, e “beneficiar as instalações e apostar, novamente, na ampliação da Faculdade”, com mais salas de aula e espaços laboratoriais e oficinais.

Para o agora reeleito Diretor, torna-se especialmente relevante a aproximação da escola à sociedade, particularmente no que se refere à divulgação e transferência de conhecimento, bem como através da prestação de serviços à comunidade baseada no Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura em articulação com a investigação desenvolvida no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo.

A implementação de programas conjuntos e ações de intercâmbio internacional, no âmbito de programas com financiamento europeu, é outro dos pontos relevantes do programa de ação com que se apresentou a esta eleição.

Na primeira pessoa, João Pedro Xavier destaca ainda a vontade de “contribuir para um maior envolvimento dos estudantes na vida da Escola, quer através do desenvolvimento e aprofundamento da relação com a Associação de Estudantes da FAUP, quer no apoio a iniciativas dos estudantes, quer na realização de atividades conjuntas“.

A cerimónia de tomada de posse terá lugar no próximo dia 21 de dezembro, na Reitoria da U.Porto.