Foi com a expectativa de “entrar numa das melhores universidades da Europa” que, em 2021, João Machado deixou Viseu rumo ao Porto, para ingressar no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Mas se a escolha foi fácil, o estudante de 19 anos rapidamente percebeu que os seus primeiros passos na academia seriam de “adaptação”. “Porém, os amigos que fiz, as novas experiências que vivi e a beleza desta cidade tornaram essa adaptação muito mais fácil”, admite, elegendo “as tradições partilhadas entre os estudantes, o respeito e apoio entre os colegas, bem como a relação que se estabelece entre os docentes e os estudantes” como pontos altos do ano de estreia.

Com uma média de 17,2 valores no primeiro ano do curso, este futuro farmacêutico faz parte da lista dos 20 estudantes da U.Porto reconhecidos com o Prémio Incentivo 2023. “Saber que o empenho e dedicação são valorizados nesta Instituição é uma grande motivação e demonstra que do esforço se colhem recompensas”, admite João Machado, sobre a distinção.

-O que te motivou a escolher a U.Porto?

 Quando tive de fazer a minha candidatura para ingressar no ensino superior, era certo que a Universidade do Porto tinha de constar na lista, não só pela proximidade relativa à minha área de residência, mas também pela qualidade de ensino e prestígio vinculados ao seu nome. Saber que poderia entrar numa das melhores universidades da Europa tornou evidente que a U.Porto seria a escolha certa. 

-O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade? 

Sempre soube que o primeiro ano no ensino superior seria um ano de adaptação e sem dúvida que foi. Porém, os amigos que fiz, as novas experiências que vivi e a beleza desta cidade tornaram essa adaptação muito mais fácil. Tudo isso permitiu-me desfrutar daquele que é o objetivo principal da universidade: Aprender. As tradições partilhadas entre os estudantes, o respeito e apoio entre os colegas, bem como a relação que se estabelece entre os docentes e os estudantes, próxima e baseada no interesse mútuo pela partilha do conhecimento marcaram, sem dúvida, o meu primeiro ano pela positiva. 

-O que gostavas de ver melhorado na Universidade? 

Acho que a oferta dos serviços das cantinas deve ser melhorada. Falando particularmente da minha faculdade, considero que a cantina não tem capacidade para servir a quantidade de alunos que precisam dela, tendo em conta que a cantina serve alunos do ICBAS e da FFUP e, por isso, acho que deveria ser considerado um aumento das suas dimensões. Também gostava que existisse oferta do serviço de jantar no Polo da Baixa da Cidade. 

-Qual a importância do Prémio Incentivo para ti? 

Saber que o empenho e dedicação são valorizados nesta Instituição é uma grande motivação e demonstra que do esforço se colhem recompensas.

-Como vês o teu futuro daqui a 10 anos? 

A vida pode dar muitas voltas em 10 anos e nem sempre aquilo que sonhamos é o que realmente acontece, mas gostava de acreditar que estarei a trabalhar na minha área como investigador, podendo contribuir para a comunidade científica e, ao mesmo tempo, sendo desafiado a ultrapassar os desafios inerentes à descoberta de novas coisas. 

-Se tivesses de descrever a tua experiência na U. Porto numa palavra, qual seria?

Marcante.