Distinção premeia o percurso profissional de João Coimbra e, em especial, o seu contributo para o ensino e investigação no ICBAS e como fundador e presidente do CIIMAR. (Foto: Susana Moreira)

O biólogo João Coimbra, professor jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e fundador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), foi distinguido esta terça-feira, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), com uma Medalha de Mérito Científico pelo seu contributo para o desenvolvimento da ciência em Portugal.

Nascido em Luanda (1943), João Coimbra licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra (1968) e doutorou-se em Ciências pela Universidade de Nice (França) em 1972, após ter estagiado no Centro de Bioquímica da Faculdade de Farmácia da U.Porto. Regressaria à Universidade em 1975 para dar aulas de Fisiologia no então recém-criado ICBAS, iniciando aí um percurso na docência que se prolongaria até à sua jubilação, em 2013.

Enquanto investigador, é autor de quase uma centena de publicações científicas – 70 das quais em revistas internacionais – no domínio da Fisiologia Comparativa, nomeadamente em projetos que visam alargar as bases fisiológicas da Aquacultura e das migrações dos peixes, e a resposta dos animais aquáticos aos poluentes. Foi de resto essa paixão pela Biologia Marinha que o levou a fundar, em 2000, o CIIMAR, centro de investigação que presidiu durante 12 anos consecutivos.

Entre os inúmeros cargos que exerceu na área da Gestão de Ciência e Tecnologia incluem-se ainda os de Presidente da Comissão de Especialidade das Ciências e Tecnologias do Mar da JNICT, Presidente do Conselho Interuniversitário de Biologia, Vice-Presidente da Ordem dos Biólogos, membro do Conselho Científico da FCT, membro da Comissão Estratégica dos Oceanos, membro do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (onde foi ponto focal do Ministério da Ciência e Tecnologia), membro da Comissão Científica para a Delimitação da Plataforma Continental e ainda, regularmente, delegado nacional aos Programas Quadro da Comissão Europeia nas áreas do Mar e Ambiente e à Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CIIMAR.

A Medalha de Mérito Científico foi entregue pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no âmbito do Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal – Encontro Ciência 2018,  que decorre no Centro de Congressos de Lisboa. Entre os investigadores distinguidos incluem-se ainda o sociólogo João Ferreira de Almeida, o geógrafo Jorge Gaspar, o geólogo José Hipólito Monteiro, António Rendas e João Guerreiro (antigos reitores das universidades NOVA de Lisboa e do Algarve, respetivamente), António Galopim de Carvalho, Maria Irene Ramalho e Maria Cândida Vaz.