Da Maia ao Porto vão dez quilómetros de distância. E isso pesou na decisão de Joana Machado no momento de escolher o curso que queria seguir. Mas não só. O “prestígio associado à Universidade do Porto” foi a outra motivação que a trouxe à Faculdade de Ciências (FCUP), onde frequenta o 2.º ano da licenciatura em Biologia.

Do caminho percorrido até agora, a estudante de 19 anos destaca “as amizades que criei” e o facto de ter sido “obrigada a sair da minha área de conforto”. Para a história fica também a “simpática” média final de 18,9 valores com que Joana Machado terminou o 1.º ano do curso, reservando desta forma um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A proximidade à minha área de residência, bem como o prestígio associado à U.Porto, sendo umas das melhores universidades da Europa, foram as principais razões que me levaram a escolher esta universidade na altura da candidatura.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

As amizades que criei e o facto de que ser obrigada a sair da minha área de conforto e ter que me adaptar a uma nova realidade me ajudou a crescer e a desenvolver novas ferramentas que me serão certamente muito úteis no futuro.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Uma melhor articulação entre as diferentes faculdades e polos da Universidade para podermos contactar com colegas e professores de diversos ramos, promovendo a interligação entre as diferentes áreas.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo significa o reconhecimento do meu esforço ao longo do primeiro ano e uma motivação para continuar o bom trabalho.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

A trabalhar numa área que goste e que me motive e rodeada de quem amo.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Conhecimento.