O Jardim Botânico do PortoMuseu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) foi distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, com o Green Flag Award, um prémio internacional atribuído anualmente pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy, sob a égide do Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido, e que reconhece e premeia a boa gestão e manutenção de parques e jardins públicos em todo o mundo.

No ano em que se assinala o 25.º aniversário do Green Flag Award, o “pulmão” verde da U.Porto repete assim a presença na elite dos espaços verdes a nível mundial, juntamente com também portuenses Parque da Cidade e Jardim do Passeio Alegre.

Na avaliação dos jardins premiados foram tidos em conta os mais elevados padrões de qualidade, tendo sido valorizados parâmetros como a proteção e promoção da paisagem, do património e da biodiversidade, a manutenção e limpeza, a segurança e o conforto, ou o envolvimento com a comunidade.

Recorde-se que foi em 2019 que o histórico Jardim Botânico recebeu pela primeira vez a “bandeira verde”, em resultado de uma candidatura liderada pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), com o apoio da Câmara Municipal do Porto. Uma distinção que foi também o culminar de um longo trabalho de valorização de um património incontornável, desenvolvido ao longo de muitos anos por múltiplos intervenientes, dentro da esfera da Universidade e fora dela.

“Este é um espaço muito especial, onde a originalidade e a diversidade se articulam com uma participação e gestão fora do comum. Baixos recursos sustentam-se com dedicação e empenho, paixão e poesia”, apontava então Paulo Farinha Marques, Diretor do Jardim Botânico do Porto. Para o também docente da FCUP, “é muito reconfortante o Jardim ser reconhecido pela sua especial condição que motiva a continuar o trabalho iniciado desde há muito”.

Criado em Inglaterra em 1996, o Green Flag Award reconhece atualmente cerca de 2000 espaços verdes em 16 países. Para além dos três jardins do Porto, a edição deste ano distinguiu ainda os portugueses Jardim do Monte Latito, em Guimarães, e o Parque Aventura & Trilho Ecológico da LIPOR,  localizado em Ermesinde (Valongo) e Baguim do Monte (Gondomar).

Sobre o Jardim Botânico do Porto

Instalado desde 1951, na antiga Quinta do Campo Alegre, e ocupando uma área de cerca de quatro hectares, o Jardim Botânico do Porto é um espaço de referência na cidade, cujo valor histórico é evidenciado pela conservação das coleções botânicas e do traçado dos diversos jardins que alberga.

Juntamente com a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva, instalada desde 2017 no palacete do séc. XIX para os quais os seus portões principais se abrem, o Jardim Botânico do Porto integra hoje a estrutura do MHNC-UP. Nele convivem harmoniosamente valores paisagísticos, florísticos e literários, sendo este o jardim que inspirou muitas das obras dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Rúben Andresen Leitão.

Atualmente, o Jardim Botânico do Porto está organizado em três patamares com características muito distintas. No primeiro patamar, envolvendo a Galeria da Biodiversidade, desenvolvem-se os jardins formais, separados pelas altas sebes de Camélias centenárias, e influenciados pelo movimento Arts and Crafts. No segundo patamar, existe um jardim de plantas xerófitas com diversos catos e plantas suculentas e onde podemos encontrar a estufa de catos, a estufa tropical e a estufa de orquídeas. Finalmente, no patamar mais baixo, localiza-se o arboreto, no qual se encontram as coleções de coníferas, plantas nativas, o fetário e o maior lago do Jardim.

Assumindo-se como um espaço de fruição pública e de contacto com a natureza em pleno centro da cidade, o Jardim Botânico do Porto oferece aos  visitantes uma grande diversidade de intensas experiências sensoriais, de cariz científico e artístico. Devidamente infraestruturado a pensar no bem-estar dos visitantes, oferece um programa educativo e cultural, que, sendo transversal a todo o MHNC-UP, se encontra totalmente alinhado com as caraterísticas do espaço.