Tem cerca de 80 anos, mais de 15 metros de altura e um impressionante tronco com mais de 7 metros de diâmetro. Uma das principais “atrações” para quem visita o Jardim Botânico do Porto – Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), o conjunto composto pelo Metrosidero (Metrosideros excelsa) e pelo Bordo-do-Japão (Acer palmatum) está entre os dez finalistas à edição de 2020 da “Árvore do Ano”, uma iniciativa da União da Floresta Mediterrânica (UNAC) que permitirá eleger a árvore que vai representar Portugal na edição europeia do concurso “Tree of the Year”.

Situadas no emblemático Jardim do Rapaz de Bronze, estas duas distintas árvores crescem em perfeito equilíbrio. “Mais do que pela sua dimensão, este elemento singular surpreende pela combinação de texturas e de tons contrastantes que variam ao longo do ano. De folhas rijas, o Metrosideiro complementa, inesperadamente, a copa leve e esvoaçante do Bordo. E com a chegada do Outono, os tons quentes do Bordo combinam-se com o verde escuro acinzentado do Metrosidero, proporcionando, em si, um espetáculo de rara beleza”, destaca o Jardim Botânico do Porto, em comunicado.

O elemento selecionado situa-se no emblemático Jardim do Rapaz de Bronze, do Jaridm Botânico do Porto. (Foto: DR)

A etapa portuguesa do concurso “Árvore do Ano” contou com 35 candidaturas recebidas, as quais foram avaliadas por um júri constituído por António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), Rui Queirós (ICNF – processos de classificação de Arvoredo de interesse público) e António Gonçalves Ferreira (presidente da UNAC).

Votação online e aberta a todos

As dez árvores selecionadas serão agora sujeitas a votação pública até ao dia 1 de dezembro de 2019. A apresentação pública dos resultados acontecerá logo no dia 2 de dezembro.

A votação é feita online e decorre até às 23h59 do dia 1 de dezembro.

As histórias das dez árvores a concurso e o acesso à votação encontram-se disponíveis aqui. A árvore do Jardim Botânico do Porto pode ser encontrada aqui.

Recorde-se que Portugal já venceu uma edição do concurso “Tree of the Year”, em 2018, com o “Sobreiro Assobiador”. Seguiu-se um 3.º lugar na edição de 2019, com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro”.