O Jardim Botânico da Universidade do Porto foi distinguido com uma Menção Especial pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no âmbito da cerimónia de atribuição dos Prémios APOM 2023, que decorreu no passado dia 26 de maio, no Museu do Ar, em Sintra.

Atribuídos anualmente desde 1995, os Prémios APOM têm como objetivo realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

No caso específico da Menção Especial, trata-se de uma distinção destinada a espaços e organismos que se destaquem pelo seu trabalho em “temáticas relevantes para a museologia e para a sociedade”, contribuindo desta forma para o “reforço na qualidade das instituições e profissionais a elas afetos”.

Para além do Jardim Botânico da U.Porto, receberam a mesma distinção o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Jardim Botânico da Ajuda, o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim Botânico Tropical (ambos da Universidade de Lisboa), o Oceanário de Lisboa, o Aquário Vasco da Gama, o Fluviário de Mora, o Museu Marítimo de Ílhavo, o Jardim Botânico da Casa da Cerca, o Museu de História Natural do Funchal, o Jardim Botânico da Madeira, o Jardim Botânico do Faial e o Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ver lista de vencedores).

Este reconhecimento da APOM vem somar-se a outros que o Jardim Botânico vem somando nos últimos anos. Entre elas destacam-se as quatro conquistas consecutivas do Green Flag Award, um prémio internacional atribuído pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy, sob a égide do Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido, e que reconhece e premeia a boa gestão e manutenção de parques e jardins públicos em todo o mundo.

O Jardim Botânico junta-se ainda a outras iniciativas e projetos da U.Porto distinguidos em edições anteriores do Prémio APOM. É o caso das exposições Cinco Séculos de Desenho (Prémio de “Melhor Exposição” em 2013), Coleção Egípcia da U.Porto e Culturas e Geografias (Prémio “Melhor Catálogo” em 2012 e 2020, respetivamente).

Em 2018, a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Vida do MHNC-UP venceu o Prémio APOM na categoria de “Trabalho de Museografia”. Já em 2022, a Universidade conquistou quatro distinções.

Sobre o Jardim Botânico da U.Porto

Instalado desde 1951, na antiga Quinta do Campo Alegre, e ocupando uma área de cerca de quatro hectares, o Jardim Botânico da Universidade do Porto é um espaço de referência na cidade, cujo valor histórico é evidenciado pela conservação das coleções botânicas e do traçado dos diversos jardins que alberga.

Juntamente com a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva, instalada desde 2017 no palacete do séc. XIX para os quais os seus portões principais se abrem, o Jardim Botânico integra hoje a estrutura do MHNC-UP. Nele convivem harmoniosamente valores paisagísticos, florísticos e literários, sendo este o jardim que inspirou muitas das obras dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Rúben Andresen Leitão.

Assumindo-se como um espaço de fruição pública e de contacto com a natureza em pleno centro da cidade, o Jardim Botânico do Porto oferece aos visitantes um programa educativo e cultura, garantindo deste modo uma grande diversidade de intensas experiências sensoriais, de cariz científico e artístico.