António Sousa Pereira tomará posse como 20.º Reitor da Universidade do Porto a 27 de junho de 2018.

Já são conhecidos os primeiros nomes da Equipa Reitoral que acompanhará António Sousa Pereira no seu mandato como Reitor da Universidade do Porto durante o quadriénio 2018-2022.

A nova Equipa Reitoral terá como Vice-Reitores António Silva Cardoso (FEUP), Fátima Vieira (FLUP), Fernando Silva (FCUP), Helder Vasconcelos (FEP), Maria de Lurdes Correia Fernandes (FLUP) e Pedro Rodrigues (i3S / IBMC / ICBAS).

Como Pró-Reitores estão já definidos os nomes de Joana Carvalho (FADEUP), João Veloso (FLUP) e José Castro Lopes (FMUP). Durante as próximas semanas, à medida que for sendo definida a distribuição de competências e pelouros, serão dados a conhecer os nomes dos restantes membros da equipa de Pró-Reitores.

A tomada de posse do novo Reitor e da nova Equipa Reitoral está já agendada para as 11h00 do dia 27 de junho, numa cerimónia que irá ter lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Durante a sessão, o Presidente do Conselho Geral, Artur Santos Silva, dará posse ao novo Reitor. Este, por sua vez, dará depois posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que farão parte da sua Equipa Reitoral.

Recorde-se que António Sousa Pereira foi eleito Reitor da U.Porto no passado dia 27 de abril. Nascido a 17 de outubro de 1961, no Porto, é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Dois anos mais tarde viria a ser eleito pela primeira vez como diretor daquela faculdade, cargo que ocupará até à sua posse como 20.º Reitor da Universidade do Porto.