Entre julho e agosto, os participantes da UIM vão conhecer alguns dos portos mais importantes da Península Ibérica.

Já se encontram a decorrer as inscrições para a edição 2013 da Universidade Itinerante do Mar (UIM 2013), iniciativa que, pelo oitavo ano consecutivo, volta a associar a U.Porto à Universidade de Oviedo e à Escola Naval num programa que vai levar dezenas de estudantes de Portugal e Espanha à descoberta dos mares do Atlântico.

À semelhança das edições anteriores, os participantes da UIM 2013 vão embarcar no Navio de Treino de Mar Creoula para realizarem um Curso de Mar intensivo, num ambiente muito diferente das salas de aula. Em pleno alto mar ou em escala por várias cidades da Península Ibérica, vão assim viver uma aventura de conhecimento e a oportunidade de partilhar experiências com diferentes culturas.

O Curso de Mar da UIM é, de resto, uma experiência que procura aprofundar a consciência marítima dos estudantes oriundos de diversas áreas e fomentar o conhecimento e cooperação ibéricos. Esta é também uma oportunidade para os jovens universitários conhecerem alguns dos portos  mais importantes da Península Ibérica e frequentarem uma formação complementar aos seus estudos superiores enquanto viajam.

Na edição deste ano, a UIM vai dividir-se em três cursos diferentes, sendo que cada um deles vai “navegar” por vários pontos marítimos estratégicos da Península Ibérica. No primeiro curso (13 a 27 de julho), o percurso inicia em Lisboa e termina no Porto, com passagens pelas cidades espanholas de Avilés e Marín.  O curso 2 prolonga-se de 27 de julho a 6 de agosto e fará o trajeto entre Porto, Ílhavo e Cartagena. Já no último curso (6 a 18 de agosto), os “marinheiros” da UIM vão embarcar em Cartagena e seguem para a ilha de Palma de Maiorca – onde haverá uma série de palestras sobre a importância da ilha nas relações de Espanha com Itália e África – antes de desembarcarem em Lisboa

No final de cada curso curso, os estudantes têm ainda a hipótese de, após a aprovação dos trabalhos de grupo realizados, receberem 6 ECTS, de configuração livre para os seus cursos, válidos para qualquer ciclo de estudos.

A edição 2013 da UIM prossegue então o processo de cooperação iniciado em 2006, entre as Universidades de Oviedo e do Porto, e posteriormente enriquecido com a participação institucional da Escola Naval. Desde a sua criação, a UIM já permitiu a mais de 300 alunos de diferentes universidades europeias e latino americanas uma experiência única de formação, na qual o conceito de “aula prática” é levado ao extremo.

A UIM é aberta a todos os estudantes da U.Porto e das restantes instituições promotoras da iniciativa. Está ainda reservado um número limitado de vagas para alunos de outras universidades.

primeira fase de candidaturas para a UIM 2013 termina já esta sexta-feira, 5 de abril. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Mais informações sobre a UIM’2013 na página oficial do evento no Facebook, ou através do e-mail [email protected].