Ideia vencedora receberá um prémio no valor de 15 mil euros. (Foto: Arquivo U.Porto)

Na próxima sexta-feira, 24 de maio, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vai acolher a finalíssima do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto, ocasião em que serão conhecidas as ideias premiadas com os 25 mil euros em jogo na edição 2013 daquele que é já um galardão de referência no campo do empreendedorismo em Portugal.

Ao todo são dez as ideias que, ao longo da tarde, se vão dar a conhecer através de um “elevator pitch” de cinco minutos, cabendo a um júri, constituído por elementos de referência no contexto do empreendedorismo nacional, a tarefa de eleger o vencedor, assim como de definir os 2º e 3º classificados. Também o público poderá eleger a sua ideia de negócio de eleição através de votação no local e durante o evento.

Para chegaram à grande decisão, as ideias finalistas tiveram que ultrapassar as várias fases prévias do iUP25k, às quais “sobreviveram” as dez seguintes (por ordem alfabética): AdaptTech, Derma-ID, Histórias de vida, Sellestial, Sphere Ultrafast Photonics, Street4all, SuriCare, Taggeo, WaterLily , incluíndo o projeto vencedor da competição de empreendedorismo social do BUZZ Social Business Arena.

Celebrar o empreendedorismo

Com início marcado para as 13h30, a grande final do iUP25k é parte integrante da programação do SpieUP – Semana do Empreendedorismo da U.Porto (20 a 25 de Maio) e tem vindo, conjuntamente com outras iniciativas que decorrem na U.Porto, a marcar a agenda nacional no âmbito do empreendedorismo. Organizada pela Organizada pela UPIN – Universidade do Porto Inovação, pelo CEdUP – Clube de Empreendedorismo da U.Porto e pelo Startup Buzz, a sessão deste ano vai contar com a presença do antigo futebolista e treinador António Fidalgo, um confesso apaixonado pelas componentes da mente humana, e os seus reflexos a nível comportamental, não só no desporto, como em âmbitos pessoais e profissionais.

A entrada na  sessão final do iUP25k é livre mas sujeita a  inscrição gratuita obrigatória no site do concurso (http://iup25k.up.pt/), onde também é possível consultar o programa, visualizar os vídeos das ideias a concurso e obter informações adicionais sobre o concurso.