Sabia que em cada tonelada de resíduos de placas de circuito impresso, utilizadas em praticamente todos os produtos eletrónicos que temos em casa, existem centenas de quilos de ouro, cobre, estanho, ferro e outros metais preciosos raros? Recuperar esses “tesouros” é a proposta do projeto E-RecyOuro, vencedor do primeiro prémio da 8.ª edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, cuja final decorreu no passado dia 26 de maio, no auditório da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

Da autoria das investigadoras Helena Soares e Liliana Martelo, do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do REQUIIMTE (Laboratório Associado para a Química Verde-Tecnologias e Processos Limpos), a ideia premiada propõe então um método inovador, económico e amigo do ambiente para reciclar metais com elevado valor acrescentado, presentes nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

“O nosso projeto consiste em recuperar metais preciosos, nomeadamente ouro, cobre e fibras de vidro, que existem no lixo eletrónico que todos nós produzimos e que temos de tentar recuperar para sermos ambientalmente responsáveis”, resume Liliana Martelo.

Os REEE incluem uma panóplia alargada de equipamentos em fim de vida, nomeadamente computadores, telemóveis, eletrodomésticos, televisões, entre outros. Também por isso, defende a jovem investigadora, “esta é uma ideia de negócio que tem muita viabilidade económica, visto que o que nós recuperamos tem um valor acrescentado muito grande”.

Sobre a participação no iUP25K, Liliana Martelo faz um balanço positivo de uma experiência que incluiu também a participação das dez ideias finalistas no BIP Ignition, um programa de capacitação para o empreendedorismo, com a duração de três dias. “Eu sou química de formação e nunca tinha ouvido falar de como se faz um pano de negócio ou um plano de negócio. Foi ótimo para adquirir esse conhecimento”. Por outro lado, “[o iUP25k] é uma boa forma de ficarmos a conhecer as ideias maravilhosas e inovadoras que acontecem no seio da Universidade”.

Para além de prémio monetário no valor de 5.000 euros, a equipa E-RecyOuro vai ter a oportunidade de representar a U.Porto na final nacional do Concurso de Ideias de Negócio “Empreende+”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do projeto UI-CAN Universidades como Interface para o Empreendedorismo.

O evento terá lugar a 2 de junho, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, e vai juntar as equipas vencedoras dos concursos locais promovidos pelas sete  Universidades Públicas do Norte, Centro e Alentejo participantes do projeto.

Liliana Martelo e Helena Soares são as grandes vencedoras da 8.ª edição do iUP25k. (Foto: U.Porto Inovação)

Inovar no combate ao cancro e “reinventar” o papel

Para além do E-Recyouro, esta 8.ª edição do iUP25k distinguiu ainda os projetos NextON Biosciences e Piece of Paper, ambos classificados em segundo lugar.

Liderado por Ana Martins, Ana Pego, Ana Spencer, Pedro Moreno e Sofia Santos, todos eles investigadores do grupo «NanoBiomaterials for Targeted Therapies» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S), o NextON Biosciences visa o desenvolvimento de “uma ferramenta terapêutica inovadora baseada em RNA, com uma eficácia sem precedentes para o tratamento de cancros cerebrais agressivos”.

Ana Spencer e Pedro Monteiro receberam o prémio em nome da equipa do NextON Biosciences. (Foto: U.Porto Inovação)

Já o Piece of Paper tem como autores Eunice Amorim e José Macedo, ambos estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP, e consiste numa “plataforma para a construção de documentos, em que se pode ter a liberdade de uma folha de papel num formato digital”.

José Macedo e Eunice Amorim são as mentes por detrás do projeto Piece of Paper. (Foto: U.Porto Inovação)

As três equipas premiadas vão também usufruir de um período de pré-incubação na UPTEC, para além de consultadoria em propriedade intelectual, realizada pela Patentree, e de consultadoria para plano de negócios, no âmbito do projeto Spin Up.

“Uma semente de inovação”

Conhecidos os vencedores do iUP25k 2022, fecha-se então o pano sobre a oitava edição daquele que é um dos mais emblemáticos eventos de promoção do empreendedorismo no seio da Universidade do Porto. Uma edição especial, uma vez que assinala o regresso do evento organizado pela U.Porto Inovação, após seis anos de ausência.

“O concurso foi retomado este ano com uma grande adesão por parte dos nossos estudantes, investigadores e docentes, o que mostra a dinâmica que a comunidade tem nas diversas áreas do conhecimento”, destaca Joana Resende, Pró-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros do Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento.

A avaliação das dez ideias finalistas deste ano incluiu uma apresentação presencial em formato elevator pitch. (Foto: U.Porto Inovação)

Para a mesma responsável, “concursos de ideias como o iUP25k têm uma importância grande, quer pela capacidade de mobilizar diferentes membros da comunidade em prol de pensar soluções novas e novos produtos, quer em termos de ser o embrião para desenvolver um mind set empreendedor em toda a nossa comunidade”.

Nesse sentido, “é algo que acarinhamos como uma semente de inovação que possa depois crescer e ser transformado em casos realmente inovadores”, conclui.

Organizado pela UPIN – Universidade do Porto Inovação, o iUP25k tem como grande objetivo o de promover o surgimento de novas iniciativas empreendedoras nU.Porto e assegurar vantagens àqueles que querem valorizar o conhecimento gerado na instituição.