Tem ligação à Universidade do Porto e uma ideia de negócio em fase inicial? Não sabe como desenvolvê-la? Então a resposta pode estar no iUP25k, o concurso que vai voltar a premiar, com mais de 25 mil euros em prémios, as melhores ideias de negócio geradas na U.Porto.

As candidaturas à 9.ª edição do iUP25k já estão abertas (através da plataforma Santander X) e vão decorrer até 12 de março de 2023. Para participar bastam apenas três passos: produzir um vídeo de apresentação da ideia, assinar a declaração de compromisso e submeter do formulário de candidatura.

Organizado pela U.Porto Inovação, o iUP25k tem como objetivo ser uma verdadeira ação de ignição para o empreendedorismo e para a criação de empresas inovadoras e com impacto. Além disso, pretende premiar os estudantes, cientistas, professores, funcionários ou alumni da U.Porto que, com os seus projetos, pretendam valorizar o conhecimento gerado na instituição.

Para o grande vencedor está reservado um prémio monetário no valor de 5 mil euros, um período de incubação oferecido pela UPTEC, a visita a outros ecossistemas empreendedores e serviços de consultoria em empreendedorismo. Além disso, terá oportunidade de participar no evento nacional do projeto UI-CAN (que apoia a iniciativa), no qual competirão as equipas vencedoras dos concursos de ideias de negócio das universidades do consórcio.

A 8.ª edição do iUP25K foi conquistada elo projeto E-RecyOuro, uma ideia inovadora para recuperar ouro do lixo eletrónico. (Foto: DR)

Sobre o iUP25k

Lançado em 2010, o iUP25k rapidamente se estabeleceu como um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação.

Depois de sete edições, o iUP25k fez uma pausa, tendo regressado em 2022 com o apoio do projeto UI-CAN. A edição de 2022 atribuiu o primeiro prémio ao projeto RecyOuro, um método inovador, económico e amigo do ambiente para reciclar metais com elevado valor acrescentado, presentes nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). Foram distinguidos também os projetos NextON Biosciences e Piece of Paper.

À semelhança da edição anterior, este ano o iUP25k acontece também com o apoio do UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, União Europeia. A BTEN, o Santander Universidades e a UPTEC são novamente parceiros da iniciativa.