Os dez finalistas da edição 2013 do iUP25k serão conhecido depois de um Elevator Pitch, em que as ideias serão apresentadas a um painel de peritos.

Uma agência de turismo solidário, calçado com temperatura regulável, um “repositório” de histórias de vida, pranchas de surf amigas do ambiente ou uma rede social que permite enviar mensagens virtuais geolocalizadas. Estas são algumas das ideias que conseguiram um lugar entre o primeiro grupo de 25 finalistas da edição 2013 do iUP25k, o concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto.

Esta primeira seleção resultou de uma análise efetuada por peritos convidados às 69 propostas submetidas a concurso. Dessa avaliação resultou o seguinte leque de finalistas (por ordem alfabética): AdaptTech, Agência de Turismo Solidário, Air H2O, Another Stage, ArkiPlay, BEM-CARE, Derma-ID, FaceBench, HISTÓRIAS DE VIDA, HotStep, Jbloom, Magellan Surfboard Technologies, MiNeighbor, Móvel 365, mQueueApp, PETON, Plataforma de conversão e Digitalização 3D, PRATOS, Projecto Vital : O Leitelho, Sellestial, Sphere Ultrafast Photonics, Street4all, SuriCare, Taggeo, WaterLily.

A próxima fase do iUP25k será o Elevator Pitch, do qual sairá o derradeiro “top ten” de ideias inovadoras. Esta etapa, que selecionará as candidaturas a avançar para a Etapa Final, consistirá numa apresentação presencial em formato de “Elevator Pitch”, a realizar junto de um júri composto por um painel de peritos. Cada equipa terá também que apresentar um documento de suporte sobre a ideia denominado por “Action Business Plan”.

Os dez finalistas vão depois participar nuo“Pitch me UP”, evento onde vão poder preparar a apresentação das suas ideias de negócio ao júri e ao público em geral, com a presença de um orientador. Esta sessão será um “aperitivo” para a grande final do iUP25k, que se vai realizar a 24 de maio, nas instalações da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Integrada no SpieUP (Semana de Promoção da Inovação e do Empreendedorismo), a grande final do iUP25k acontece no dia 24 de maio na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), e será aberta ao público. Nesta sessão, os participantes vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias ao público para depois serem avaliadas pelo júri, que atribuirá os vários prémios. O público também poderá votar na sua ideia favorita e atribuir o “Prémio do Público”.

Criado com o objectivo de promover o surgimento de novas iniciativas empreendedoras na U.Porto e assegurar vantagens àqueles que querem valorizar o conhecimento gerado na instituição, o iUP25k é organizado pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP), pela UPIN – Universidade do Porto Inovação e pelo Startup Buzz. Em valor, está um total de prémios no valor de 25 mil euros (patrocinado pelo Banco Santander Totta), a dividir pelas três melhores ideias de negócio (15 000 euros para a melhor ideia  e 5.000 euros para as duas restantes).