iup25k_btic

Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo (da esq. para a dir.), criadores do Audio GPS, receberam o prémio Best TIC.

O iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto já distribuiu as suas primeiras distinções. Na final do concurso que decorreu na Casa do Infante, no dia 24 de maio, foram já atribuídos os prémios Best TIC e Best Energy Business às melhores ideias nas áreas das Tecnologias da Informação e da Energia.

Depois de escutar o pitch de cada uma das 10 equipas finalistas e questionar as suas ideias de negócio, o júri de peritos do iUP25k – constituído por Carlos Melo Brito (Pró-Reitor da U.Porto), Cristina Neves (Santander Universidades), Victor Freitas (Microsoft Portugal), Alexandra Xavier (INESC TEC) e Pedro Teixeira (Betwixt Ventures) – decidiu atribuir o prémio Best TIC aos criadores do Audio GPS.

Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo, da FEUP, são os responsáveis pelo desenvolvimento desta nova tecnologia para smartphones de localização global em espaços interiores através de sistemas sonoros. Como vencedores prémio Best TIC, patrocinado pela Microsoft Portugal, vão agora ter apoio em coaching e mentoring, acesso a aconselhamento sobre programas de financiamento, acesso ao Programa BizSpark da Microsoft para startups de âmbito tecnológico, apoio para acesso a programas internacionais da Microsoft e ainda a oferta de dispositivos mobile da Microsoft.

iup25k_benergy

Rui Costa, Clara Pereira e André Pereira (da esq. para dir.), criadores do WEStoreOnTex, venceram o prémio Best Energy Business.

Já o prémio Best Energy Business, no valor de 2000 euros patrocinados pela KIC Inno Energy, foi atribuído aos criadores da WEStoreOnTex. Rui Costa, Clara Pereira e André Pereira, todos da FCUP, desenvolveram têxteis que armazenam energia para alimentação de dispositivos portáteis e/ou sensores de monitorização utilizados em Desporto, Saúde e Bem-Estar.

Estes são no entanto, apenas os primeiros prémios a serem atribuídos na edição do iUP25k deste ano. Os grandes vencedores, as três melhores ideias que dividem entre si os 25 mil euros de prémio que dão nome ao concurso, só serão conhecidos no Startup Fest, que irá decorrer durante o dia 4 de junho, na Praça Gomes Teixeira.

O culminar deste processo de seleção e desenvolvimento das melhores ideias de negócios irá assim acontecer no festival criado pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto para celebrar, em pleno coração da cidade, os sucessos alcançados pela comunidade empreendedora da U. Porto.

Quem quiser fazer parte desta grande festa do empreendedorismo made in U.Porto só precisa de se registar previamente em www.startupfest.pt.