O concurso iUP25k pretende “dar asas” às melhores ideias de negócio “made in U.Porto”.

Está de volta o maior concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto. Pelo quinto ano consecutivo, o iUP25k vai premiar as ideias mais inovadoras da comunidade académica da U.Porto.

Aliando-se novamente ao Santander Totta como patrocinador oficial, as bases do concurso mantêm-se: 15.000€ para o primeiro classificado e 5.000€ para o segundo e para o terceiro. Para disputar os prémios basta ter uma ligação à Universidade do Porto e uma boa ideia de negócio, aliando a isso a vontade de a fazer crescer no mercado.

O iUP25k é uma iniciativa da UPIN – Universidade do Porto Inovação e do Clube de Empreendedorismo (CEdUP), tendo sido criado com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação na U.Porto, bem como a criação de novas empresas. Este ano o concurso apresenta várias novidades: novos prémios, novos destaques para projetos de áreas específicas e um maior enfoque na capacitação dos promotores para o sucesso das ideias.

Além disso, novas entidades aliaram-se ao evento: a Redemprendia (rede de universidades ibero-americanas) oferece uma viagem ao SPIN 2014, no México, a um dos membros da equipa vencedora, que terá a possibilidade de apresentar e promover a sua ideia a nível internacional. A Microsoft apoia o concurso com um novo prémio – Best TIC – destinado à melhor ideia na área das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

À semelhança do que aconteceu na edição de 2013, será dada especial atenção ao Empreendedorismo Social, continuando a alimentar o envolvimento da própria U.Porto na temática. Para isso, além dos três prémios iUP25k, será ainda atribuído o prémio Best Social Business – uma competição especial integrada no iUP25k, exclusivamente dedicada aos negócios de empreendedorismo social. IES (Instituto de Empreendedorismo Social), Porto Business School, Startup Buzz e Start Up Pirates apoiarão a organização neste segmento estratégico do concurso.

Quanto às regras, tudo se mantém: os interessados devem enviar as suas ideias até ao dia 23 de março, através do formulário de candidaturas que está disponível aqui. Terá que incluir informação sobre a ideia e os seus promotores e, numa primeira fase, a avaliação será feita pelo painel de peritos do iUP25k, através de um vídeo de três minutos que as equipas submetem ao concurso.

Para as ideias serem elegíveis, pelo menos um dos membros da equipa tem de ser estudante ou alumni da Universidade do Porto. Os peritos irão depois anunciar as 25 equipas finalistas e também as ideias de negócio sociais que irão participar no Social Business Edition.

A grande final do concurso estará integrada no SpieUP (Semana de Promoção da Inovação e do Empreendedorismo) e terá lugar no dia 23 de maio. É aqui, na Sessão Oficial do iUP25k, que os participantes apresentam as suas ideias ao público que, como já é tradição, poderá escolher o vencedor da Menção Honrosa Prémio do Público.

Todas as informações acerca do concurso podem ser consultadas aqui.