Discutir e partilhar conhecimento em áreas relacionadas com a saúde ambiental e ocupacional, nomeadamente a epidemiologia ambiental, toxicologia e avaliação de exposições. É com este propósito que dezenas de especialistas provenientes de todo o mundo vão reunir, de 24 a 26 de outubro, no Porto, no âmbito do 4.º Congresso Internacional de Toxicologia Ocupacional e Ambiental (ICOETox 2018), promovido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA),

Durante três dias, aquele que é o maior Congresso da área organizado em Portugal, vai então reunir no Sea Porto Hotel, em Matosinhos, investigadores de renome internacional para debaterem estes temas. O programa completa-se com uma mesa redonda e mais de uma centena de contribuições de especialistas vindos de 20 países.

“À semelhança das edições anteriores, este congresso apresenta-se como uma oportunidade para alargar o debate em torno dos temas, abordagens, avanços e desafios que importam a todos, em particular à comunidade científica portuguesa; mas sobretudo é um fórum que pretende solidificar laços, parcerias e projetos. Esta é a missão do ICOETox2018!”, explica João Paulo Teixeira, Presidente do Comité Científico e Organizador do Congresso.

Kate Guyton, da Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC), vai abordar os avanços científicos que estão a ser feitos no domínio da prevenção do cancro. (Foto: DR)

Temas como contaminantes ambientais (ex.: micotoxinas e metais), qualidade do ar (interior e exterior), populações suscetíveis – com comunicações sobre exposições in utero e a importância das exposições que ocorrem ao longo da vida, nomeadamente para a síndrome da fragilidade, avaliação da toxicidade in vitro e in vivo, ecotoxicologia, toxicologia genética e nanotoxicologia vão merecer particular atenção.

Entre o variado leque de oradores, surgem nomes como os de Kate Guyton, da Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC) e Miral Dizdaroglu, do National Institute of Standards and Technology (NIST), que trarão a debate, respetivamente, a investigação em cancro para a sua prevenção e a aplicação de técnicas inovadoras na avaliação do dano genético e respetivos processos de reparação.

Durante o Congresso, entre 30 a 40 trabalhos serão selecionados pela Comissão Científica para serem publicados numa edição especial do Journal of Toxicology and Environmental Health (JTEH) do Grupo Taylor & Francis.

A versão preliminar do programa já se encontra disponível aqui.

Mais informações aqui.