“I, Daniel Blake” será exibido no dia 10 de julho, às 16h00, no auditório do ISPUP. (Imagem: Todos os Direitos Reservados)

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai retomar o ciclo de cinema “CineISPUP” com a exibição do filme “I, Daniel Blake, no dia 10 de julho, às 16h00, no auditório do Instituto.

O filme conta a história de Daniel Blake, um viúvo de 59 anos, diagnosticado com um grave problema de coração, e que tem indicação médica para deixar de trabalhar. No entanto, quando tenta receber os benefícios do Estado para obter uma forma de subsistência, vê-se enredado numa burocracia injusta e constrangedora.

Palma de Ouro na edição de 2016 do Festival de Cinema de Cannes, o filme, que conta com a assinatura do aclamado realizador Ken Loach e argumento de Paul Laverty, aborda a problemática do acesso aos serviços de segurança social.

A sessão de cinema decorre durante 1h40 minutos e culmina com uma discussão sobre o tema. O filme será comentado por Alcindo Maciel Barbosa, médico especialista em saúde pública, e Cláudia de Freitas, investigadora do Grupo de Epidemiologia Social da EPIUnit do ISPUP.

A entrada é livre para toda a comunidade da Universidade do Porto. Para quem nunca visitou o ISPUP, o edifício situa-se junto ao Centro Português de Fotografia ou Cadeia da Relação, como é vulgarmente chamado, no início da rua das Taipas (n.º 135).