Compreender e caracterizar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2, o coronavírus causador da COVID-19, é o grande objetivo de um projeto do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) que acaba de garantir um financiamento de 40 mil euros no âmbito da segunda edição da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19”, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Coordenado pela investigadora Margarida Tavares, da Unidade de Investigação em Epidemiologia do ISPUP e da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes, do Centro Hospitalar Universitário de São João, o projeto distinguido consiste num estudo longitudinal que vai acompanhar indivíduos com exposição de alto risco ao vírus e doentes com COVID-19 (ligeira e grave), ao longo de cerca de três meses. Pretende-se desta forma determinar qual o período de contagiosidade do vírus, a sua replicação e viabilidade e identificar os seus determinantes clínicos e imunológicos.

Em linha com os objetivos definidos pela FCTl, espera-se que o projeto influencie medidas de saúde pública e de individualização do tratamento da COVID-19, ajustado aos espectros de gravidade da infeção. Pretende-se que forneça “contributos originais para a determinação do potencial de contágio em indivíduos assintomáticos, pré-sintomáticos e convalescentes, essenciais às políticas de rastreio de contactos e medidas de isolamento”, refere Margarida Tavares.

Para além do ISPUP, o projeto – designado Da infeção por SARS-CoV-2 à COVID-19. Estudo da cinética vírica e da resposta imunológica para compreender o contágio e a evolução clínica – conta também com a participação do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S), do Centro Hospitalar Universitário de São João, e da Administração Regional de Saúde do Norte.

Sobre o “RESEARCH 4 COVID-19”

O “RESEARCH 4 COVID-19” é uma linha de financiamento excecional criada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica Biomédica (AICIB), para dar resposta à pandemia de Covid-19. Entre os 121 projetos de investigação aprovados nas duas edições da iniciativa, incluem-se 29 liderados por investigadores da Universidade do Porto, o que equivale a perto de um milhão de euros de financiamento, cerca de um quarto do valor total atribuído pela FCT.