“The Grand Scale: Policies and Health” é o título do ciclo de seminários que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai promover a partir de 6 de março, com o propósito de debater a implementação de políticas sociais e de saúde.

Este ciclo vai reunir especialistas de diversas instituições, os quais partilharão a sua experiência em áreas como a monitorização da saúde e iniquidades, a avaliação de políticas sociais e de saúde em diferentes contextos, e advocacy de políticas de saúde a nível macro.

Apesar de se saber que a implementação de políticas sociais e de saúde é a pedra basilar para se intervir na saúde e nos seus determinantes, o seu efeito em saúde poderá ser contraditório. Além disso, a sua monitorização e advocacy não são simples.

Espera-se que estas sessões contribuam assim para uma melhor compreensão sobre as possíveis formas de medir o impacto dessas políticas a um nível macro e local, e que ajudem a identificar estratégias para influenciar os decisores políticos na implementação de ações concretas.

O programa

Estendendo-se ao longo de cinco meses – de março a julho -, este ciclo de seminários está dividido em três grandes blocos (ver programa). O primeiro, que coincide com a abertura do evento, designa-se “Monitoring health and health inequalities” e contará com as intervenções de Marina Karanikolos, do European Observatory on Health Systems and Policies, e de Marie Delnord, da Sciensano: the Belgian Federal Institute of Public Health.

O segundo bloco, que se realiza da 30 de março a 5 de junho, intitula-se “Measuring the impact of social and health policies”, e nele participarão Carme Borrell, da Public Health Agency of Barcelona, Aaron Reeves, da University of Oxford, e Sofia Amaral, da University of Munich.

Para terminar o ciclo, a 13 de julho, o bloco “From knowledge to implementation” terá como oradores Ildefonso Hernandez-Aguado, da Universidad Miguel Hernández de Elche, e Francesco Zambon, da Organização Mundial da Saúde.

Todas as sessões inseridas neste ciclo de seminários terão lugar no Auditório do ISPUP. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do e-mail: [email protected].