As alergias foram o tema em destaque na edição deste ano da Reunião Anual da SPAIC. (Foto; DR)

Três trabalhos assinados por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) foram premiados na 40.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), que aconteceu no Palácio de Congressos do Algarve, entre 11 e 13 de outubro.

As investigadoras Daniela Abreu e Inês Paciência receberam o primeiro prémio de “Melhor Póster” pelos trabalhos que apresentaram.

Com o título Valores de referência de perda de água transepidérmica em adolescentes portugueses, o estudo de Daniela Abreu procurou caracterizar os valores de perda de água transepidérmica (uma medida de hidratação da pele) em adolescentes, com e sem patologia alérgica. Utilizando como amostra os participantes da coorte Geração XXI, “o trabalho pretendeu estabelecer referências normais de perda de água transepidérmica em adolescentes portugueses”, diz a investigadora.

Já o estudo de Inês Paciência, designado Densidade e tipo de árvores e vegetação no entorno da escola, função pulmonar e inflamação das vias aéreas em crianças, pretendeu “avaliar como as diferentes características das áreas verdes, localizadas no entorno das escolas, podem influenciar a função pulmonar e a inflamação das vias aéreas das crianças”, explica. “Os resultados sugerem a existência de um efeito positivo da presença de vegetação em redor das escolas na função pulmonar”, conclui.

Na reunião da SPAIC foi ainda atribuído o segundo prémio de melhor comunicação oral ao trabalho designado Acuidade diagnóstica da espirometria com broncodilatação como método de rastreio de asma em crianças: análise de dados de uma coorte de nascimentos portuguesa de base populacional, cujo primeiro autor é Tiago Rama. A investigação avaliou a precisão do diagnóstico de diferentes variáveis de espirometria com broncodilatação como métodos de rastreio de asma em crianças da coorte Geração XXI. Verificou-se que o método testado não é suficiente para o rastreio da doença e que são necessárias medidas de saúde pública para melhorar o diagnóstico de asma em crianças.

Os três trabalhos foram coordenados pelo investigador André Moreira.

A SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (principalmente imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica. A Reunião Anual da SPAIC é considerada a maior desta área em Portugal e, este ano, teve como tema “Alergia: uma patologia da família, uma família de patologias”.