Chama-se MIND-Matosinhos e pretende ajudar a prevenir o declínio cognitivo nos cidadãos do concelho de Matosinhos. De que forma? Através de um programa gratuito, de base comunitária, que inclui cinco intervenções não farmacológicas que ajudam a prevenir a perda de memória e que consistem em exercício físico, treino cognitivo, educação alimentar, adaptação à perda de memória e avaliação e correção de problemas auditivos.

O projeto, que está de momento a recrutar participantes, é coordenado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), e tem como parceiros a Câmara Municipal de Matosinhos (investidor social do projeto), a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, as faculdades de Medicina (FMUP), de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e de Desporto (FADEUP) da U.Porto, a Neuroinova Lda. e a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.

O MIND-Matosinhos teve por base o estudo MIND implementado no ACES-Porto Ocidental, em 2019, no qual o ISPUP também participou, e que era destinado aos utentes da zona do Porto Ocidental.

“Uma vez que ainda não existem medicamentos que permitam estabilizar o desempenho cognitivo em indivíduos com défice cognitivo ligeiro, evitando a sua progressão para demência, o MIND-Matosinhos está a avaliar o impacto de um conjunto de intervenções não farmacológicas para prevenção do declínio cognitivo”, apresenta Vítor Tedim Cruz, investigador do ISPUP responsável pela coordenação do projeto.

Quem pode participar?

Todas as pessoas que apresentem queixas de perda de memória e que residam em Matosinhos e/ou que estejam inscritas numa Unidade de Saúde Familiar da Unidade Local de Saúde de Matosinhos são elegíveis para participar no MIND-Matosinhos.

Os participantes têm que ter entre 18 e 85 anos, escolaridade mínima de 4 anos, autonomia para a realização das atividades da vida diária, e não devem ter contraindicações para a prática de atividade física, nem diagnóstico prévio de demência ou de incapacidade grave.

As atividades programadas neste projeto estão a ser realizadas em vários locais situados nas diferentes Uniões de Freguesia do Concelho de Matosinhos e também na FCNAUP.

Os interessados em aderir ao programa podem fazê-lo através do e-mail [email protected] ou do contacto telefónico: 912371271. As atividades do projeto podem igualmente ser acompanhadas através das redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e canal de YouTube.

O projeto MIND-Matosinhos: Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline é apoiado pela Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu (POISE-03-4639-FSE-000793).