O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) está a desafiar os alunos das escolas do 1.º ao 3.º ciclos do ensino básico e do secundário a participarem num concurso dedicado ao tema das alergias. O objetivo é contribuir para uma maior sensibilização da importância do tema na comunidade escolar e ajudar a trazer este tópico para a ordem do dia.

O concurso, levado a cabo pelo ISPUP, está a ser dinamizado no âmbito do AlergiaPT – um projeto do ISPUP que pretende inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida, através de uma campanha alicerçada nas redes sociais.

Como explica André Moreira, coordenador do AlergiaPT e responsável pelo concurso, “queremos sensibilizar a comunidade escolar para a importância do tema da alergia, incentivando os alunos a apresentarem, através das redes sociais, trabalhos relacionados com a tolerância à alergia, a prevenção de alergias graves e a melhoria da qualidade do ar. Os melhores trabalhos serão premiados”.

O lançamento do concurso surge num contexto em que se prevê que as escolas passem a receber, no próximo ano letivo, formação sobre alergias alimentares, de forma a prevenir, reconhecer e atuar perante uma situação em que algum estudante venha a ter uma reação anafilática.

“A nosso ver, o concurso que queremos lançar faz todo o sentido, numa altura em que as próprias escolas já começam a perceber que é necessário atuar para prevenir reações alérgicas adversas. Queremos contribuir para que os alunos tenham um maior contacto com o tema das alergias e que conheçam, através dos trabalhos que vão submeter, formas positivas de lidar com as alergias”, refere André Moreira.

O caso da lei Natasha e a chamada de atenção para o impacto das reações alérgicas

O investigador do ISPUP salienta a importância que o tema das alergias tem vindo a ganhar, a nível internacional, com o caso de Natasha, uma adolescente britânica de 15 anos, que morreu numa viagem de avião, em 2016, após ter ingerido uma sandes comprada no aeroporto, que continha um ingrediente alergénio não identificado no rótulo da embalagem.

Após a morte da adolescente, a quem foi dedicada uma fundação com o seu nome, foi criada, no ano de 2021, a chama Lei Natasha (Natasha’s law). Com esta lei, as empresas produtoras de alimentos são obrigadas a incluir todos os ingredientes, nomeadamente os alergénios, nos rótulos dos produtos pré-embalados. O objetivo é evitar que mais pessoas morram por comerem, sem saber, alimentos que contêm ingredientes alergénios.

“Com o AlergiaPT, queremos chamar igualmente a atenção para o problema das alergias alimentares, que podem levar à morte, se não forem prevenidas. Produzimos até no âmbito do projeto um conjunto de receitas que podem ser confecionadas sem ingredientes alergénios, como o leite e os ovos, e que os cidadãos e as escolas podem usar”, diz.

“Queremos, com este concurso, colocar todos estes temas na ordem do dia, ajudando alunos e professores a aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre alergias, de uma forma divertida e descontraída”, afirma.

As modalidades do concurso

Foram criadas três modalidades de concurso, com o intuito de chegar aos diferentes ensinos escolares. Com os nomes “O Detetive Alergias”, “Alergia Social”, e “TikTok e AlergiaPT”, foram desenvolvidos três desafios dirigidos aos estudantes do 1º ciclo, do 2º e 3º ciclos, e do secundário, respetivamente.

O concurso já foi lançado e encontra-se aberto até ao dia 31 de março de 2022.

A equipa do concurso vai atribuir prémios aos dois melhores trabalhos dos alunos de cada um dos diferentes níveis de ensino. Os prémios vão ser entregues na sessão de encerramento do projeto AlergiaPT, no dia 4 de maio de 2022.

O regulamento do concurso está disponível no website do projeto.

O AlergiaPT, promovido pelo ISPUP, foi um dos vencedores do This is Public Health (TIPH) Global Grant Program, o programa de financiamento criado pela Associação Internacional de Escolas de Saúde Pública (Association of Schools and Programs of Public Health), que premeia iniciativas relacionadas com a divulgação e promoção da importância da saúde pública.