O ISPUP foi aceite como membro da HEPA Europe – European network for the promotion of Health-Enhancing Physical Activity (rede europeia para a promoção da atividade física potenciadora da saúde).

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) foi aceite, no passado dia 17 de outubro, como membro da HEPA Europe – European network for the promotion of Health-Enhancing Physical Activity (rede europeia para a promoção da atividade física potenciadora da saúde).

“Esta rede é um projeto do Gabinete Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde e tem como missão proporcionar um fórum para o avanço da investigação, políticas públicas e implementação da promoção da atividade física em todo o ciclo de vida e em diferentes contextos – como a escola, o local de trabalho, a comunidade e as nossas casas – e no modo como nos deslocamos entre eles”, explica Romeu Mendes, investigador do ISPUP envolvido na HEPA.

Nos últimos anos o ISPUP tem estado envolvido em vários projetos de investigação epidemiológica na área da atividade física, quer como fator de risco quer como resultado em saúde. Um dos projetos mais importantes foi a participação na coordenação do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física.

A integração na rede HEPA Europe vai permitir criar novas parcerias internacionais e novas oportunidades de investigação, e aprofundar assim o trabalho do ISPUP nesta área emergente da saúde pública.

A inatividade física é um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não-transmissíveis como as doenças cardiovasculares, a diabetes tipo 2, vários tipos de cancro e a depressão.

Para além do impacto direto na Saúde e Bem-Estar, a promoção da atividade física pode contribuir para mais sete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Nações Unidas: Educação de Qualidade; Igualdade de Género; Reduzir as Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Climática; Proteger a Vida Terrestre; e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

A proposta de candidatura do ISPUP foi analisada e votada no 14.º encontro anual da HEPA Europe, que decorreu no âmbito do 7th International Society for Physical Activity and Health Congress, em Londres, nos dias 15 a 17 de outubro.