Investigadoras ISPUP | Nutrition Awards 2014

Trabalhos premiados querem contribuir “para a divulgação de conhecimento com impacto na saúde das populações e para o planeamento de políticas de saúde pública”.

Uma equipa de investigadoras do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) venceu o Food & Nutrition Award na categoria de ‘Investigação e Desenvolvimento’, com o Relatório “Consumo alimentar e nutricional de crianças em idade pré-escolar: Resultados da Coorte Geração 21”, arrecadando ainda uma menção honrosa na categoria ‘Iniciativa de Mobilização’, com o Guia educativo “Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais”.

Da autoria de Carla Lopes, Andreia Oliveira, Lisa Afonso, Teresa Moreira, Catarina Durão, Milton Severo, Sofia Vilela, Elisabete Ramos e Henrique Barros, o trabalho premiado reúne os resultados do projeto “Hábitos alimentares em crianças em idade pré-escolar: uma abordagem longitudinal para identificar os determinantes e os efeitos na composição corporal”, desenvolvido no âmbito da coorte de nascimento de base populacional – Geração 21. Estes resultados servem por  sua vez de base metodológica de grande parte do conhecimento que consta em“Da Mesa à Horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais”, um guia  educativo destinado a pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar. Ambos os documentos “aspiram dar um contributo importante para a divulgação de conhecimento com impacto na saúde das populações e contribuir para o planeamento de políticas de saúde pública”, apontam os investigadores.

Este foi o quinto ano consecutivo em que a consultora GCI e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) premiaram os melhores produtos, projetos e iniciativas no que respeita à inovação e ao empreendedorismo no setor agroalimentar e ciências da nutrição em Portugal. Os Food & Nutrition Awards apresenta-se como uma plataforma multi-stakeholder e um agente mobilizador para a inovação no sector agroalimentar, agregado às áreas da Educação e da Saúde, sendo um motor para o empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Nas quatro categorias a concurso – Investigação e Desenvolvimento, Serviço Inovação, Iniciativa de Mobilização e Produto Inovação – foram apurados 35 finalistas, eleitos pelo júri presidido pela APN e constituído por personalidades de reconhecida idoneidade e credibilidade a nível académico, científico e empresarial. Esta edição do Food & Nutrition Awards contou com o apoio da APED, Banco Popular, Continente, Fundação Calouste Gulbenkian e McDonald’s.

A cerimónia de entrega de prémios integrou-se no Fórum “Inovação Agroalimentar: Oportunidades e Desafios no Combate ao Desperdício” que se realizou a 16 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para assinalar o Dia da Alimentação. O evento reuniu em debate a Investigação, a Produção, a Transformação, a Distribuição, a Restauração, Organizações de Defesa do Consumidor e ONGs.

Para mais informações, consulte o site do evento aqui.