O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) alia-se à European Public Health Association (EUPHA) para assinalar a Semana Europeia da Saúde Pública, que se comemora de 17 a 21 de maio.

No dia 18 de maio, sob o mote New Challenges in Mental Health, o ISPUP organiza, das 14h00 às 15h30, o webinar dedicado ao tema COVID-19 impact in Academia.

O evento vai ser moderado pelo investigador Ricardo Gusmão, que fará também uma introdução ao tema. Seguem-se as contribuições de Jutta Lindert, da Universidade de Emde, na Alemanha, e de Virgínia da Conceição, da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do ISPUP.

Serão abordados os efeitos da pandemia na saúde mental dos estudantes universitários e apresentados os resultados de um estudo de coorte que envolveu jovens da Universidade do Porto, para avaliar a sintomatologia de depressão e de ansiedade antes e depois da pandemia de COVID-19.

O webinar será falado em inglês e terá transmissão em direto no canal de YouTube do ISPUP. O público poderá participar, colocando questões aos oradores, através do chat do YouTube.

Celebrar a Uma Saúde

Para assinalar o tema All for One Health, o ISPUP promove no dia 20 de maio, das 13h00 às 14h00, o webinar intitulado Contributo da Medicina Veterinária para a saúde – One Health.

Moderado pelo investigador Niza Ribeiro (ISPUP e ICBAS), o webinar contará também com as intervenções de Kátia Pinello e de João Rodrigo Mesquita, ambos da EPIUnit do ISPUP e do ICBAS.

A Hepatite E, a prescrição veterinária de antimicrobianos e a importância da vigilância do cancro nos animais de companhia serão os principais tópicos deste webinar, que será falado em língua portuguesa e terá também transmissão em direto no canal de YouTube do ISPUP.

Sobre a Semana Europeia da Saúde Pública

A Semana Europeia da Saúde Pública é uma iniciativa promovida pela European Public Health Association (EUPHA), que se realiza de 17 a 21 de maio de 2021, sob o lema Joining forces for healthier populations.

A EUPHA convida todas as organizações que assim o desejem a assinalar esta semana, organizando eventos dedicados aos seguintes temas: Communicating science and health, New challenges in mental health, Your local community, All for one health e Leaving no one behind.

Para mais informações acerca da Semana Europeia da Saúde Pública, consulte o link.