No dia 26 de novembro de 2019, numa cerimónia solene na Aula Magna da mais antiga instituição de ensino superior da Bulgária, Isabel Pires de Lima, Professora Emérita da Universidade do Porto, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Sófia “Kliment Ohridski”.

A proposta para atribuição deste título honorário teve origem na Faculdade de Filologia Clássica e Moderna daquela universidade, justificando-se pelas “altas realizações científicas no campo da lusitanística” de Isabel Pires de Lima e pela sua contribuição concreta para a promoção da cooperação pedagógica e científica entre a Universidade do Porto e a Universidade de Sófia.

A cerimónia, presidida pelo Reitor da Universidade de Sófia, Anastas Guerdjikov, contou com a presença da Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e foi aberta por Madeleine Danova, a Professora Decana da Faculdade de Filosofia Clássica e Nova, que apresentou a homenageada e fez o seu elogio. Seguiu-se a Oração de Sapiência pela própria doutoranda, que teve por O Poder das Humanidades: o lugar da Literatura.

Dignou-se assistir à cerimónia a Embaixadora de Portugal em Sófia, Helena de Almeida Coutinho.

Uma nova distinção num vasto currículo

Isabel Pires de Lima é Professora Emérita da Universidade do Porto, ficando responsável pela promoção, nacional e internacional, das atividades do Centro de Estudo de Cultura Portuguesa.

É Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Investigadora Integrada do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Unidade I&D da FCT) e também Professora convidada em diversas universidades europeias, africanas, americanas e asiáticas.

Em 2010 foi agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. No final de 2015 foi nomeada membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, pelo Ministro da Cultura, cargo que a própria desempenhou durante o XVII Governo Constitucional de Portugal.