Sobrinho Simões (Ipatimup)

Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, vai reunir-se com professores de Biologia do ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo.

No seguimento da Exposição «Cancro ponto e vírgula», exibida na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) entre 26 e 30 de janeiro,  o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e o Programa Gulbenkian Inovar em Saúde organizam no próximo dia 30 de abril, na FCG (Aud. 2, 10h00-12h00), uma Sessão sobre Prevenção do Cancro, dinamizada por Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, e destinada a professores de Biologia do ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo.

O objetivo desta iniciativa é proporcionar aos docentes informação mais detalhada sobre o livro «Cancro ponto e vírgula», guião e memória da exposição, por forma a que os seus conteúdos possam ser amplamente utilizados nas escolas. Esta reunião com professores será a primeira de um conjunto de sessões semelhantes programadas para diferentes zonas do País.

Da parte da tarde é a altura dos alunos brilharem. A exposição de janeiro foi visitada por cerca de mil pessoas, entre alunos, professores e público em geral, e, na altura, os estudantes foram desafiados a apresentar trabalhos sobre prevenção e informação em cancro. Das quase três dezenas de contribuições recebidas de escolas de todo o País, foram selecionadas cinco para apresentação oral e as restantes serão apresentadas sob a forma de poster. No final do dia, serão anunciados a melhor apresentação oral e o melhor poster.

Recorde-se que o propósito fundamental da exposição «Cancro ponto e vírgula» passou por aumentar a literacia em relação aos problemas da Saúde e do Cancro e, deste modo, estimular a prevenção e o diagnóstico precoce. Esta é a única forma, aliás, de controlar a mortalidade, já que se prevê que o número de novos casos de cancro aumente substancialmente nas próximas décadas.