IPATIMUP recebe certificação internacional

Certificação internacional vai permitir otimizar as atividades de investigação do instituto da U.Porto.

No culminar de um processo iniciado há dois anos, no âmbito de um financiamento do QREN,  o Instituto de Patologia E Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) acaba de receber a confirmação da obtenção de certificação internacional OHSAS 18001:2007 para as atividades de investigação científica.

O OHSAS 18001 é um sistema de certificação de Higiene e Segurança no Trabalho, desenvolvido para ajudar as organizações a implementar um sistema de gestão de riscos, permitindo às organizações gerir riscos operacionais e melhorar o seu desempenho.

Esta norma oferece orientações sobre avaliações de saúde e segurança e sobre como gerir os aspetos de saúde e segurança das atividades de seu negócio de forma mais eficaz, levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar de seus colaboradores. No IPATIMUP, a preparação para a implementação desta norma passou pelo investimento e preparação no sistema de informação por forma a nele representar especificamente as atividades direta e indiretamente relacionadas com a implementação de um Sistema de Gestão de Risco.

O IPATIMUP torna-se assim numa das poucas entidades nacionais (ao nível da investigação científica) a possuir esta certificação. Entre as áreas científicas que vão beneficiar desta evolução,  destaca-se investigação em carcinogénese, diversidade genética, genética de tumores, genética populacional, modelos moleculares de tumores, NEWTherapies e Oncobiologia.