IPATIMUP é é um dos mais prestigiados centros de investigação nacionais na área das doenças oncológicas.

Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) comemora no próximo dia 11 de março o seu 24.º aniversário, e vai assinalar a data com a tradicional sessão solene do Dia do IPATIMUP, em que será recordado o percurso daquele que é um dos mais prestigiados centros de investigação nacionais na área do cancro.

Do programa da sessão destaca-se a homenagem que o IPATIMUP vai prestar aos atos de filantropia de que o instituto foi alvo o longo da sua história. O primeiro desses atos veio do “The late David and Esther Bernstein Halpern fund”, que estará representado na cerimónia por Miriam Halpern Pereira, professora catedrática emérita de História do ISCTE/IUL e familiar dos autores do legado.

Com início marcado para as 17 horas, a sessão contará com as intervenções dos investigadores Manuel Sobrinho Simões (diretor do IPATIMUP) e Raquel Seruca, aos quais caberá dar as “Boas vindas e Prestação de Contas” aos convidados. Segue-se uma palestra liderada por Rui Mota Cardoso (professor catedrático da Faculdade de Medicina da U.Porto e coordenador da Unidade de Educação Contínua e Difusão Científica do IPATIMUP) sobre “Os Amigos do IPATIMUP e a Filantropia”.

Entretanto, o IPATIMUP, através da sua Unidade de Investigação de Translação, realiza nos dias 11 e 12 de abril o XXII Porto Cancer Meeting, um encontro internacional que vai reunir peritos de todo o mundo para debater e dar a conhecer as últimas descobertas científicas na área das doenças oncológicas (ver programa preliminar aqui). O evento, inserido no âmbito de “Translational Research in Cancer – Bringing Basic Science and Pathology to Clinical Oncology”, vai juntar também o III Porto-Bordeaux Joint Meeting.

O valor da inscrição varia entre os 50 e os 100 euros, caso a mesma seja feita até 10 de março. Depois dessa data, os valores irão variar entre os 70 e os 120 euros. O deadline para submissão dos abstracts é o dia 22 de março.

Para mais informações e inscrições, consultar a página do evento no site do IPATIMUP, ou contactar o secretariado: Natália Lima ([email protected]).