Trabalho desenvolvido no INESC TEC propõe um novo mecanismo de retransmissão de pacotes de dados em redes de sensores sem fios.

Paulo Portugal e Francisco Vasques, investigadores do INESC TEC e docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceram o “Best Paper Award” no âmbito da 11ª edição da Conferência Internacional sobre Informática Industrial do IEEE (INDIN 2013). Trata-se do evento de maior prestígio do IEEE na área da Informática Industrial e  uma das conferências de referência de uma das maiores “IEEE Societies”, a “Industrial Electronics Society”.

Intitulado “Partial Energy-Efficient Hop-by-Hop Retransmission in Wireless Sensor Networks“, o artigo tem como objetivo propor um novo mecanismo de retransmissão de pacotes (dados) em redes de sensores sem fios. Grande parte das aplicações que utilizam este tipo de redes têm como um dos principais requisitos a minimização do consumo de energia dos nós, e consequentemente o aumento do tempo de vida da rede. Sendo frequente a perda de pacotes neste tipo de redes, é necessário implementar mecanismos de retransmissão para lidar com este problema. O mecanismo proposto no trabalho vem de encontro aos requisitos impostos por este tipo de aplicações.

A inovação do trabalho centra-se na utilização de um mecanismo de seleção dos pacotes a retransmitir baseado na criticalidade dos mesmos (na perspetiva da aplicação que utiliza a rede). Os pacotes de elevada criticalidade serão sempre retransmitidos, enquanto que os restantes poderão ser  transmitidos em função do estado da rede, dos nós ou do meio de transmissão. Consegue-se assim um compromisso entre a redução do consumo de energia e a entrega de mensagens críticas.

A 11ª edição da INDIN realizou-se de 29 a 31 de julho de 2013, na Alemanha.