sabonetes_terramiga

Três tipos de sabonetes esfoliantes e terapêuticos foram criados na parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.

Investigadores das universidades do Porto e de Aveiro criaram uma linha inovadora de sabonetes esfoliantes que se encontram já a ser comercializados pela marca Terramiga – Produtos Dermocosméticos e Dermoterapêuticos.

Os sabonetes são feitos com base numa areia carbonatada biogénica (constituída por pequenas conchas, fragmentos de conchas e exo-esqueletos de animais marinhos, bem como fragmentos de plantas marinhas, particularmente de algas calcárias) proveniente da ilha do Porto Santo (Madeira), mais precisamente de uma praia de areia “dourada”, que se estende por cerca de quase 9 quilómetros. A esta areia são atribuídas qualidades terapêuticas, baseadas em propriedades térmicas e químicas específicas.

A inovadora linha de produtos de beleza foi desenvolvida em parceria entre o Departamento de Ciências do Medicamento e o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), a unidade de investigação Geobiociências, Geotecnologias e Geoengenharias (GeoBioTec) da Universidade de Aveiro e as empresas Terramiga e Castelbel, que se dedicam ao fabrico e comercialização de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados e de beleza para o corpo.

Os produtos, que já estão disponíveis em vários espaços comerciais do país, estão agora também disponíveis para venda na Loja da Universidade do Porto, localizada no edifício da Reitoria (Praça Gomes de Teixeira).