João Silva e Rui Pinto primeiro e segundo lugares, respetivamente, do Prémio REN’15,

João Silva e Rui Pinto: primeiro e segundo classificados do Prémio REN’15

Os investigadores do INESC TEC e antigos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), João Silva e Rui Pinto, conquistaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente, do Prémio REN’15, atribuído às melhores teses de mestrado no âmbito da energia.

João Silva conseguiu o primeiro prémio com a tese “Definition of maintenance policies in power systems”. Já o segundo prémio foi atribuído à dissertação de Rui Pinto, intitulada “Wind Power Forecasting Uncertainty and Unit Commitment”. Desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP e concluídas no ano letivo 2013/2014, ambas as teses foram orientadas pelo Administrador do INESC TEC e professor na FEUP, Vladimiro Miranda.

“É com muito orgulho e satisfação que recebo este prémio. É sempre agradável vermos o trabalho que desenvolvemos ter reconhecimento, sobretudo por parte de uma empresa com a dimensão da REN”, refere Rui Pinto. “Considero que este tipo de iniciativas são de louvar, pois estimulam os jovens investigadores a prosseguirem com o bom trabalho, procurando chegar cada vez mais longe”, acrescenta o investigador.

Por seu lado, João Silva refere que “este prémio constitui não só o reconhecimento do trabalho que desenvolvi ao longo dos cinco anos em que frequentei o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, mas também uma grande motivação para continuar o trabalho que tenho vindo a desenvolver no ramo da investigação durante o último ano”.

Referindo que este prémio é também da FEUP e do INESC TEC, João Silva e Rui Pinto sublinham ainda o contributo de outros investigadores do INESC TEC. “A qualidade do trabalho deve-se, por um lado, ao esforço que dedicamos ao mesmo, mas também, à orientação e paciência do professor Vladimiro Miranda que, com o seu pensamento out of the box, permitiu delinear um projeto muito interessante na área da manutenção dos sistemas de energia, e à contribuição dos investigadores Jean Sumaili e Leonel Carvalho”, concluem.

O Prémio REN é o mais antigo prémio com cariz científico atribuído em Portugal. Desde 1995 que esta iniciativa destaca as melhores teses de mestrado no âmbito da energia, realizadas em estabelecimentos de ensino superior portugueses nos diferentes ramos da Engenharia mas abrangendo também a Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para outubro.